Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Chuva garante desenvolvimento das culturas de grãos

Foto: Lula Helfer

O setor agrícola do Vale do Rio Pardo comemorou as chuvas da última semana diante dos benefícios para a recuperação das lavouras de grãos. Nas duas primeiras semanas de dezembro de 2020, a precipitação em Santa Cruz do Sul alcançou 32% do total esperado para o mês, de acordo com as médias dos últimos anos. O montante é o suficiente para frear as perdas que produtores vinham tendo em culturas como a do milho e garante uma esperança de dias melhores para a soja e o arroz.

O plantio da soja, segundo a Emater/RS-Ascar, segue dentro da normalidade, com quase 100% da área semeada. Segundo o extensionista Josemar Parise, a maior parte da soja na região encontra-se em estágio de desenvolvimento vegetativo e foi favorecida pelas chuvas das últimas semanas, consideradas satisfatórias. “A soja está encerrando o plantio e a semeadura. Uma parte está em germinação e emergência, mas a maior quantidade, no desenvolvimento vegetativo inicial. No momento são realizados os manejos de controle de plantas invasoras e aplicação de adubos de cloreto de potássio em cobertura, quando for o caso.”

LEIA TAMBÉM: Período sem chuva significativa começa a afetar a produção

Na semana passada, alguns pontos do Vale do Rio Pardo registraram até 70 milímetros de chuva, mas a média ficou entre 25 e 30 milímetros. Para a cultura do milho, a falta de chuva já afetou cerca de 30% da produtividade das lavouras do Vale do Rio Pardo, que até o momento apresenta 65% de sua área semeada. Cerca de metade da produção da região é plantada após a colheita do tabaco. “Grande parte dessas lavouras semeadas mais no cedo, entre julho, agosto e parte de setembro, foi atingida pela estiagem no mês de outubro. Afetou a planta na fase de florescimento, causando perdas estimadas de 30% na produtividade da cultura”, relatou o técnico da Emater/RS-Ascar.

Publicidade

Apesar da perda na produtividade do milho, a cotação do produto, com o valor em alta, pode diminuir uma parte do prejuízo ao agricultor, principalmente se o nível de chuvas for mantido.

LEIA TAMBÉM: Produtores devem se preparar para seca no fim deste ano, alerta Emater

Plantio de arroz
Dos 1.700 hectares de arroz irrigado semeados em Santa Cruz do Sul, 1.650 já estão em estado vegetativo, segundo o coordenador do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Candelária, o engenheiro agrônomo José Fernando Rech de Andrade, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O cenário é similar em municípios da região, como Venâncio Aires, Vera Cruz e Vale do Sol. A continuação de um período com chuvas consideradas satisfatórias é o que os produtores aguardam para os próximos dias.

Publicidade

“Na safra passada, a partir de meados do mês de novembro, começou a estiagem mais drástica e a escassear os mananciais hídricos. Os produtores não conseguiram repor a água. No arroz, a irrigação é contínua, inundada por 80 a 100 dias. Este ano, até o momento, as lavouras estão inundadas. Embora os mananciais se encontrem em níveis baixos, as lavouras estão abastecidas. Mas é necessário repor esses mananciais com chuvas. Os rios e arroios como Andreas, Plumbs e Taquari-Mirim estão mantendo as lavouras, mas são necessárias chuvas mais fortes para abastecer e normalizar os mananciais.”

O engenheiro agrônomo do Irga explicou que em dezembro do ano passado os produtores de arroz já contabilizavam perdas na produção, o que não deve se repetir em 2020/2021, onde a instalação da lavoura em outubro foi considerada muito boa, assim como as condições climáticas, que foram melhores do que em 2019. O controle de espécies invasoras e a fertilização inicial foram executadas com bons resultados.

“Agora é sol na cabeça e água no pé para produzir o grão tão necessário para a segurança alimentar de nossa população”, completou Andrade. Para o Brasil, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de aumento de 3,5% na produção de arroz em 2020 no comparativo com o ano passado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Expectativas são otimistas para a nova safra de milho

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.