Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saneamento

Após chuva, esgoto invade casa no Bairro Bom Jesus

Água chegou aos cômodos da residência

Uma família que reside no Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, teve uma surpresa desagradável na tarde do último domingo, 24. Após a chuva de 50 milímetros que atingiu o município, a água da rede de esgoto retornou pela tubulação e, através dos ralos, invadiu os cômodos da casa na Rua Dom Pedro II. Escura e com mau cheiro, a água molhou sofá, mesa, os móveis da cozinha e outras peças. Segundo a auxiliar de cozinha Marlete Chaves Reimann, não é a primeira vez que esse problema acontece.

“Em outras duas situações, a água entrou apenas pelo ralo do banheiro, mas agora, com a chuva forte de domingo, ela entrou por todos os ralos. Foi muito rápido, quando percebemos, a água já havia invadido a casa. Não deu tempo de levantar muita coisa, e os móveis da cozinha, que faz pouco tempo que comprei, não tinham nem como ser erguidos. Agora estou preocupada, será que cada vez que chover vai transbordar o esgoto? E se isso acontecer quando eu estiver no trabalho?”, questiona.


O problema, segundo Marlete, estaria relacionado com a ligação à rede de coleta de esgotamento sanitário feita no bairro em 2017, por uma empresa privada. “Eles disseram que estavam a serviço da Corsan, fazendo a ligação entre o ramal principal e as residências, e me cobraram R$ 150,00. Para outros vizinhos os valores foram diferentes, alguns mais altos e outros menos. Sem ter conhecimento, a gente pagou, acreditando que o esgoto estaria funcionando, mas não está. Enquanto isso, eu pago a taxa de esgoto de R$ 70,00 todos os meses.”

Publicidade

LEIA MAIS: Corsan notifica empresa por cobrança indevida

Marlete mostra a caixa de coleta vazia: após incidente no domingo, Corsan foi ao local | Foto: Lula Helfer


Após o incidente do último domingo, a Defesa Civil foi acionada e esteve na casa para fazer levantamentos. A gerente local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Rosângela Freitas dos Santos, afirmou que, ao tomar conhecimento da situação na segunda-feira, 25, designou uma equipe para ir até a residência buscar uma solução.

“Foi verificado que o problema ocorreu devido às duas redes, drenagem pluvial e cloacal, estarem interligadas indevidamente, o que causou obstrução. Quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Consumo de água aumenta e assusta clientes em Santa Cruz


Segundo ela, isso acontece porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente o volume de resíduos líquidos gerado pelas residências. “A presença da água da chuva, dessa forma, sobrecarrega o sistema de coleta e pode até provocar o rompimento das tubulações”, explica.

Segundo Rosângela, nos próximos dias, uma equipe deverá retornar ao local para buscar uma solução. Paralelo a isso, ela também informou que a companhia fará um serviço preventivo em toda a rede para verificar se existem obstruções que ainda não foram identificadas, como ligações erradas, sem a devida separação das redes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corsan promete substituir 21 quilômetros da rede de água até o fim de 2021

Cobrança indevida

Em 2017, logo após a Corsan tomar conhecimento da cobrança indevida e do serviço feito na rede de coleta de esgotamento no Bom Jesus, a empresa responsável foi notificada. O assunto chegou a ser pauta da Gazeta do Sul, inclusive com relatos de moradores que teriam pago por esse trabalho.

Na época, o diretor da empresa porto-alegrense afirmou que o problema foi ocasional. Os procedimentos teriam sido feitos sem o consentimento da sede. A responsabilidade teria sido de três funcionários, os quais foram advertidos formalmente.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saiba o que muda após alteração na regra para ligação de esgoto

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.