Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mãe de Deus

Oscilações na rede elétrica preocupam moradores de loteamento

Foto: Rafaelly Machado

Ana perdeu duas TVs e uma jarra elétrica

Moradores do Loteamento Mãe de Deus, no Bairro Santuário, em Santa Cruz do Sul, afirmam que problemas na rede elétrica estariam danificando os eletrodomésticos e gerando risco de curto-circuito. As oscilações constantes teriam provocado a queima de aparelhos, como máquina de lavar roupas, televisão e jarra elétrica, dentre outros. Além disso, as faíscas que saem das tomadas, quando usadas, e as falhas nas lâmpadas, provocam apreensão.

Segundo eles, o problema, que estaria ocorrendo desde outubro do ano passado, quando as famílias foram morar no local, já teria sido comunicado à concessionária RGE e à empresa ALM Engenharia, de Venâncio Aires, responsável pela construção das unidades habitacionais. Contudo, até o momento, a situação ainda não foi resolvida.

LEIA MAIS: Casas do Mãe de Deus e do Santa Maria serão entregues em abril

Publicidade


Com três filhos pequenos, Ana Lúcia Fernandes, de 26 anos, que está desempregada e reside na Rua 4, relata que já teve diversos prejuízos. “A máquina de lavar estragou, mas consegui mandar consertar. Já a jarra elétrica e dois televisores de tubo não valia a pena arrumar. Depois que a primeira TV queimou, no mesmo dia em que busquei outra na Prefeitura, também queimou”, afirma.

“O problema maior acontece quando tem vento – e não precisa ser forte para as oscilações na rede começarem. Já chamei a concessionária, assim como o pessoal da construtora, mas nenhum deles encontra o problema. Não sei mais o que fazer, chega a sair faísca das tomadas quando ligamos qualquer aparelho”, conta Ana Lúcia.

Situação semelhante acontece na casa de outros moradores. Na vizinha da frente de Ana Lúcia, dois televisores queimaram. Na que fica ao lado, a dona de casa Clarice Pereira, de 46 anos, conta que não pode nem ligar a luz da sala por causa da queima recorrente de lâmpadas. “Na sala é só colocar uma lâmpada nova e ela queima. À noite é difícil, temos que ficar no escuro.”

Publicidade

Clarice: queima recorrente de lâmpadas


Mãe de quatro filhos, um deles autista, ela também relata que da maioria das tomadas saem faíscas. “Só tenho três tomadas em uso. Em uma delas, para as crianças não mexerem, coloquei um sofá encostado. Morro de medo deles levarem um choque ao colocar algo para ligar”, conta.

LEIA MAIS: Primeiras residências do Loteamento Mãe de Deus são entregues

A empresa ALM Engenharia, que esteve na tarde dessa quinta-feira, 4, no local, informou que uma perícia foi realizada. Segundo o funcionário Carlos Elmar Kist, o problema estaria relacionado às ligações de entrada feitas no poste. “Nosso eletrotécnico esteve no poste e constatou que o problema não é na instalação feita pela nossa empresa no interior das casas, mas sim na rede geral feita pela RGE. No poste, tem conectores soltos. Por isso, quando tem vento, ocorrem as oscilações”, explicou. O laudo foi encaminhado pela empresa à Secretaria Municipal de Habitação, que deverá tomar as providências.

Publicidade

O local

As primeiras 116 unidades habitacionais do Loteamento Mãe de Deus, no Bairro Santuário, em Santa Cruz do Sul, foram entregues em outubro do ano passado. O projeto, financiado com recursos do Programa Pró-Moradia, do governo federal, e executado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), terá 400 unidades no total.

LEIA TAMBÉM: RGE afirma que removerá fios da frente da Catedral

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.