Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Interior

Audiência debate problemas no abastecimento de água em Candelária

Encontro foi realizado na Câmara de Vereadores | Foto: Matheus Haetinger/AI Câmara

Embora o retorno chuva em volumes expressivos tenha sido favorável para o enchimento de rios e arroios, a falta de água potável ainda é um problema recorrente no interior do município. Em muitas localidades faltam redes de abastecimento ou equipamentos para que a água chegue até as residências. Foi com o objeto de buscar uma solução em conjunto para esses problemas que a comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara de Vereadores de Candelária realizou, na manhã da última sexta-feira, 5, uma audiência pública.

A audiência foi conduzida pela presidente da comissão, a vereadora Cristina Rohde (PSDB). O encontro teve participação reduzida de público por conta das medidas de prevenção ao coronavírus. Os participantes puderam utilizar a tribuna para fazer questionamentos e contribuições com o tema. A manifestação dos vereadores foi controlada em apenas um por bancada. O ato foi transmitido, ao vivo, na página da Câmara no Facebook.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: barramento do Rio Pardo é ampliado para garantir água em Candelária

Publicidade

Um dos momentos marcantes da audiência foi a participação de Ivo Karnopp, morador de Picada Karnopp. Ele se manifestou na tribuna relatando a dificuldade que a família sofre sem água potável na torneira. “Eu tenho 73 anos e nunca pensei que seria tão triste viver sem água. Eu peço a todos que coloquem essa rede de água para nós, porque sem água não somos ninguém. Será a nossa maior alegria abrir a torneira e ter água saudável saindo dela”, comentou.

Além dele, se manifestaram na tribuna da Câmara os representantes das localidades de Pinheiro, Picada Roos, Data do Ribeiro, Palmital e Picada Karnopp. Também participaram o presidente do Sindicato Rural, José Daltro Emmel, além do técnico responsável pelas redes de água construídas pela prefeitura, Alex Wegner.

Morador da Picada Karnopp desabafou sobre a situação na tribuna | Foto: Matheus Haetinger/AI Câmara

O gerente da Corsan, Joanei Antonelli, e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Dionatan Tavares, também se pronunciaram destacando os investimentos feitos para melhorar e garantir o abastecimento de água para muitas famílias do interior, além dos projetos que ainda serão executados nos próximos meses.

Publicidade

O ato contou com a presença de representantes de diversas localidades do interior; de vereadores; das deputadas estaduais Kelly Moraes (PTB) e Zilá Breitenbach (PSDB); do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Dionatan Tavares; do gerente da Corsan, Joanei Antonelli; além de representantes do Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-Ascar. O deputado Adolfo Brito (Progressistas) não pode estar presente, mas gravou um vídeo se colocando a disposição para receber as demandas da comunidade.

LEIA TAMBÉM: Interior de Candelária recebe 60 mil litros de água por dia

Deputadas se comprometem em auxiliar

Publicidade

A deputada Kelly Moraes (PTB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, exaltou a importância da participação da comunidade e também das autoridades na Audiência Pública. Segundo ela, a responsabilidade pela falta de água é de todos. “A gente sabe que os problemas não são de hoje, que vêm de mais tempo. Não vamos culpar ninguém, mas registrar os relatos para melhorar. Nós temos que nos unir e dar sequência neste assunto para buscar a solução”, comentou a deputada.

Nesta mesma linha seguiu a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que preside a comissão de Saúde e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa e é integrante do Comitê Pardo. Ela elogiou a participação da comunidade em levar os problemas até as autoridades. Conforme a deputada, o debate precisa ser focado também na preservação da água. “Não basta apenas perfurar poços, nós temos que cuidar da água como um todo. Nós temos que cuidar dos nossos rios”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Estiagem forma paisagem que assusta na Prainha de Candelária

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.