Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Consumidor

Usuários da Caixa cobram melhora nos atendimentos

Foto: Rafaelly Machado

apesar do alto volume de ligações, a central atende uma pessoa por vez. Entre a maior dePara evitar aglomerações, serviços presenciais são prestados só mediante marcação

Desde que a pandemia teve início, a Caixa Econômica Federal passou a disponibilizar novas formas de atendimento telefônico e digital, como forma de evitar visitas desnecessárias à agência e aglomerações. No entanto, o que deveria facilitar tem trazido dor de cabeça para muita gente. Clientes reclamam que o telefone 0800 ou o da própria agência de Santa Cruz do Sul, o 2016 2300, não estariam funcionando.

Na agência, funcionários relataram extraoficialmente que, em razão da Covid-19, a equipe de trabalho teve de ser reduzida e apenas uma telefonista atua na central telefônica. Com isso, apesar do alto volume de ligações, a central atende uma pessoa por vez. Entre a maior demanda de informações está o auxílio emergencial, o que sobrecarrega o atendimento da agência. Reclamações sobre os problemas do atendimento foram registradas no Mistério Público e no Procon Municipal, e medidas estão sendo tomadas para resolver a situação.

LEIA TAMBÉM: Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em dezembro

O autônomo José Sehn, de 63 anos, é uma das pessoas que enfrentam dificuldades. Morador do Distrito de Monte Alverne, no último dia 22 ele trouxe a sogra, Iria Rabuske, que tem 86 anos, para fazer a prova de vida do INSS. Segundo ele, a ideia era trazer a idosa, que raramente sai de casa por problemas de saúde e dificuldades de locomoção, para uma consulta médica e depois aproveitar a viagem ao Centro para fazer a prova.

Publicidade

“Como é muito difícil transportá-la, queríamos aproveitar e já fazer tudo no mesmo dia. Mas a atendente da Caixa disse que era preciso agendar por telefone para ter o atendimento. Tentamos durante praticamente dois dias. Minha sogra tinha exames para fazer e de novo não conseguimos entrar em contato com o banco”, conta.

A situação também afetou a auxiliar de limpeza Juliana da Silva, de 39 anos, moradora do Bairro Margarida. Desempregada desde janeiro, no dia 22 ela também procurou a agência após uma confusão no pagamento da segunda parcela do seguro-desemprego. Segundo ela, a primeira parcela, paga em março, foi diretamente para a conta e o saque se deu pelo Cartão Social. Já neste mês, Juliana foi informada de que, devido a alterações no pagamento do benefício, aqueles que não possuem conta no banco deveriam receber o seguro-desemprego por meio do aplicativo Caixa Tem em uma poupança social digital. Com tudo isso, o pagamento demorou a entrar na conta.

LEIA TAMBÉM: Mulher se apresenta como ganhadora de prêmio esquecido da Mega da Virada

“O dinheiro não entrou na conta na data em que deveria. Então fui até a Caixa para obter mais informações e acabei sendo barrada na porta por um guarda e uma atendente, que disseram para eu ligar para o 0800. Passei quase todo o dia ligando, mas ninguém atendeu”, afirma.

Publicidade

Somente na segunda-feira seguinte, dia 26, o dinheiro foi para a conta social e ela pôde sacar. “Fizeram uma confusão. Disseram que o dinheiro seria depositado de uma forma e foi de outra. Tenho três crianças em casa, uma de 9 anos, outra de 4 e um bebê de 1 ano, não tem como pedir para as contas esperarem ou deixar de comprar comida. É um dinheiro que espero como certo para aquela data e, quando atrasa, faz falta para comprar as coisas.”

LEIA TAMBÉM: Pacientes reclamam de demora no atendimento na UPA

O que diz o banco
Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que “em cumprimento ao decreto estadual 55.771/2021, as agências do banco no Rio Grande do Sul estão atendendo sob agendamento por telefone e com 50% dos empregados presentes. As unidades seguem com atendimento presencial para serviços essenciais, como: saque do auxílio emergencial, benefícios sociais (FGTS, PIS etc.) ou INSS sem cartão e senha, prova de vida do INSS, saque de conta salário ou conta com crédito de salário sem cartão e senha, pagamento de prêmios de loteria, pagamento de RPV, precatórios e alvará judicial, fundo de financiamento estudantil (Fies), saque nos caixas para valores acima dos disponíveis nos demais canais, amortização de financiamento habitacional com uso do FGTS, exclusão de CCF, devolução de cheques e pedido de indenização DPVAT.

Publicidade

Para agendamento, os clientes podem consultar o telefone de sua agência em www.caixa.gov.br/atendimento. A marcação ocorre durante o horário de expediente bancário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. A Caixa Econômica Federal esclarece ainda que podem ocorrer picos de congestionamento nos canais de comunicação e reforça aos clientes a orientação para priorizarem o atendimento por meio dos aplicativos e demais canais remotos e digitais, como o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), o App CAIXA Tem e o Internet Banking CAIXA.”

LEIA TAMBÉM: Gerência da Caixa afirma que troca de cheque é feita só em casos excepcionais

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.