Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Crescer Legal integra plataforma da ONU que mapeia ações sustentáveis rumo à Agenda 2030

Foto: Gelson Pereira

O Instituto Crescer Legal passou a integrar o Monitor Geográfico de Partes Interessadas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, plataforma interativa desenvolvida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) na região.

A ferramenta tem como objetivo mapear e conectar iniciativas de governos, empresas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas que atuam na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A plataforma também possibilita o intercâmbio de experiências entre instituições de diferentes países e contextos, fortalecendo a atuação em rede para acelerar os compromissos da Agenda 2030.

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal completa dez anos transformando vidas no campo

Publicidade

A inclusão reconhece o impacto social dos programas do Instituto Crescer Legal na agenda global voltada à sustentabilidade. Além do Instituto, outras 18 instituições brasileiras são destacadas na plataforma por sua contribuição ao cumprimento dos ODS da ONU. “Fazer parte ativamente da Agenda 2030 nos fortalece e representa, ao mesmo tempo, um reconhecimento e uma oportunidade de intercâmbio com experiências da América Latina que compartilham os mesmos desafios e oportunidades que vivenciamos no Brasil”, destaca Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal.

Para o presidente do Instituto Crescer Legal, Valmor Thesing, constar entre as instituições que contribuem com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU significa alcançar um patamar que vai além do esperado inicialmente. “Quando o setor do tabaco criou o Instituto para atuar no combate ao trabalho infantil, já se pensava em algo maior, com a oferta de oportunidades aos adolescentes do campo”, relata. “E agora, com os diversos programas em execução, percebe-se que é possível fazer ainda mais, proporcionando verdadeiras transformações de vidas no meio rural e promovendo um mundo mais sustentável”, diz.

LEIA TAMBÉM: Instituto Crescer Legal comemora uma década de existência

Publicidade

Cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto está diretamente relacionado a cinco dos 17 ODS da ONU: Educação de qualidade (ODS 4), Igualdade de gênero (ODS 5), Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), Redução das desigualdades (ODS 10) e Parcerias para alcançar os objetivos (ODS 17). Na plataforma, a referência à atuação do Instituto destaca a missão de combater o trabalho de crianças e adolescentes no meio rural brasileiro, especialmente na cadeia produtiva do tabaco. “Suas ações promovem alternativas educacionais, socioassistenciais e de profissionalização, alinhadas à legislação vigente e desenvolvidas em parceria com instituições que compartilham o mesmo propósito”, informa o texto.

LEIA TAMBÉM: Formatura marca 1 mil certificados entregues pelo Instituto Crescer Legal

O Monitor Geográfico também aponta os resultados esperados com a contribuição do Instituto Crescer Legal para o desenvolvimento sustentável. Entre eles estão: a redução do trabalho infantil no meio rural, a ampliação das oportunidades de formação e profissionalização para adolescentes e o fortalecimento da gestão sustentável da propriedade rural e da agricultura familiar.

Publicidade

Além disso, são destacados os objetivos de promover reflexões sobre cultura, identidade e gênero no meio rural, fomentar o desenvolvimento de jovens protagonistas como lideranças comunitárias, estimular o empreendedorismo e os projetos de vida, e qualificar professores de escolas do campo, por meio da partilha de ferramentas pedagógicas e metodologias desenvolvidas pela instituição. Saiba mais, acessando a plataforma do CEPEL clicando aqui.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.