Com o Carnaval cada vez mais próximo, as entidades carnavalescas de Santa Cruz do Sul intensificam a preparação para o desfile oficial e mobilizam os componentes para fazer bonito na avenida. Na noite de sábado, 15, a Acadêmicos do União trouxe de volta uma festa que não ocorria há cinco anos: a Descida da Júlio. Dezenas de foliões reuniram-se na Rua Júlio de Castilhos para decorar samba-enredo da instituição e acostumar o corpo para as semanas intensas que estão por vir no evento.
Conforme a presidente da Sociedade Cultural e Beneficente União, Marta Nunes, o evento se diferencia dos ensaios e demais atividades da programação por ser realizado na rua, com a presença dos integrantes da instituição e comunidade santa-cruzense, além de ser organizado pela Acadêmicos do União. “No desfile também temos protagonismo, mas aqui é só nosso e moldamos como queremos”, observou. A Descida da Júlio começou em 2017 e foi realizada até 2020; depois, foi interrompida pela pandemia da Covid-19 e não retornou mais até 2025.
LEIA TAMBÉM: Bailinho da Borges ocorre na próxima semana; veja como participar do concurso de fantasias
Publicidade
Além do cunho festivo, é vista também como uma preparação para a apresentação da escola, marcada para o dia 8 de março. “É como se fosse um ensaio técnico, com a presença de toda a harmonia, bateria, carro de som, então também funciona como um teste de rua.” Marta exaltou ainda a sintonia e a união dos envolvidos em todos os setores responsáveis por fazer do desfile o sucesso esperado. A temática foi lançada ainda em dezembro e desde então o trabalho prossegue.
LEIA TAMBÉM: Para fazer em casa: veja dicas de makes para arrasar no Bailinho da Borges
“Eu costumo dizer que estamos vivendo uma normalidade caótica. É esperado existir um certo caos, se não estiver acontecendo é que nos preocupamos”, brincou. Ao comentar sobre as expectativas, Marta não titubeou: “Sempre temos a expectativa de sermos campeões”. Ainda assim, ressaltou a importância de levar o Carnaval para perto da população, bem como reencontrar os membros da escola que não costumam ter contato no decorrer do ano.
Publicidade





Como foi
A concentração começou por volta das 21 horas no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Ernesto Alves, ao lado da Praça Siegfried Heuser. Por cerca de 1h30 a bateria fez um aquecimento e embalou os preparativos da corte e dos passistas da Acadêmicos do União. O desfile começou por volta das 22h30 e os foliões percorreram a Júlio de Castilhos até a sede do Uniãozinho, localizada próximo ao cruzamento com a Rua São José. Por lá, a festa continuou ao longo da madrugada.
Ensaios
Além da Acadêmicos do União, as demais escolas de samba de Santa Cruz do Sul realizaram ensaios na noite de sábado. Imperadores do Ritmo, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz convocaram seus componentes e bateria e seguiram com os preparativos. O desfile está marcado para o dia 8 de março e integra a programação do Santa Folia 2025. A data foi escolhida para evitar a coincidência com as festas dos municípios vizinhos.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!