Reconhecida como a segunda maior festa em estilo germânico do Brasil, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul atrai milhares de visitantes ao Parque da Oktoberfest todos os anos. Na edição passada foram 410 mil. Mas um dos destaques que também movimenta a cidade ocorre fora dos portões do parque: os desfiles temáticos que tomam conta da Rua Marechal Floriano, no Centro, reunindo atrações culturais, musicais e a animação dos grupos participantes.
Tradicionalmente realizados aos domingos pela manhã, os desfiles atraem um grande público, sendo considerados parte essencial da programação da festa. Em edições anteriores, quando a Oktoberfest era realizada em 12 dias consecutivos e com apenas dois finais de semana, chegou-se a ter também desfiles noturnos, na quarta-feira.
LEIA MAIS: Oktoberfest de Santa Cruz deve ter até seis shows nacionais
Publicidade
De acordo com o presidente da 40ª edição da festa, Mathias Bertram, a comissão organizadora estuda novas possibilidades para os desfiles, diante da crescente proporção do evento. Atualmente, a parada reúne cerca de 6 mil participantes e atrai um público estimado de até 40 mil pessoas.
“Devemos manter os três desfiles aos domingos pela manhã, mas estamos avaliando a possibilidade de realizá-los também aos sábados à tarde”, explicou Bertram. “Vamos conversar bastante com os envolvidos, porque quem desfila sente o cansaço dos três desfiles aos domingos. Além disso, muitos frequentadores permanecem até a madrugada no parque aos sábados, o que pode dificultar a presença pela manhã.”
LEIA TAMBÉM: Centro de Eventos será o novo salão de bailes da 40ª Oktoberfest
Publicidade
A ideia de se ter desfiles no sábado à tarde também tem como objetivo estimular o público a chegar mais cedo ao parque, aumentando o fluxo de visitantes já no início do fim de semana. Outro ponto em avaliação pela organização é o retorno do desfile noturno. “Estamos estudando essa possibilidade. O desfile noturno poderia acontecer no fim de semana ou até durante a semana. Como a festa começa na quinta-feira, tanto a quinta quanto a sexta são dias possíveis para essa programação”, completou o presidente.
As mudanças ainda estão em fase de estudo e devem ser definidas em diálogo com as entidades participantes, com foco na organização, logística e experiência do público.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE OKTOBERFEST
Publicidade