Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

vendas

Dia das Crianças deve repetir bom desempenho de 2020, estima Fecomércio

Foto: Rafaelly Machado

As vendas de Dia das Crianças devem se manter no mesmo patamar nominal de outubro de 2020, segundo avaliação da Fecomércio-RS. Em termos reais, isto é, descontando a inflação dos produtos tipicamente comprados nesta data, o Dia das Crianças de 2021 deve ter uma queda real de 3%. Contribuem para este cenário a persistência do desemprego, aumento de preços de produtos essenciais, como alimentação, energia elétrica e combustível, alta dos juros, queda na renda real e redução da população de crianças no Rio Grande do Sul. 

Além disso, a base de comparação para a data – outubro de 2020 – é considerada elevada, já que, apesar da pandemia, no ano passado, as vendas do período foram 10,4% superiores (em termos nominais) ao registrado em outubro de 2019, considerando os itens tipicamente adquiridos para a data. Entre os presentes mais procurados, os brinquedos devem ser os protagonistas. Entretanto, vestuário, calçados e eletrônicos também devem ser impactados. 

Mesmo com a retomada das atividades e o aumento da circulação de pessoas estimulando o consumo, os comerciantes devem se preparar para receber um consumidor cauteloso diante das incertezas econômicas, alerta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Apesar da geração de vagas no mercado de trabalho formal, as pessoas com menor renda ainda são as mais afetadas pela falta de emprego e queda da renda real, e são justamente essas as famílias que concentram o maior número de crianças.

Publicidade

Entre as estratégias sugeridas para encarar as adversidades do momento econômico e enfrentar a concorrência, o presidente da Fecomércio-RS ressalta a importância de focar no atendimento. “Os negócios de menor porte devem intensificar a atuação multicanal. É fundamental ter presença no meio digital para facilitar o acesso do consumidor ao negócio e dar a ele o que de melhor uma pequena empresa pode dar ao seu cliente: atendimento personalizado. Isso faz a diferença na experiência do consumidor e potencializa as vendas”, lembra Bohn.

Promoção da CDL

Como já é costume em datas comemorativas, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul lança novamente a campanha CDL Presente com Você – Os melhores presentes vêm do coração. A cada R$ 50,00 em compras nos estabelecimentos participantes, o consumidor recebe um cupom (limitado a 20 cupons por compra) para concorrer a vales-compras com valores entre R$ 100,00 e R$ 2,5 mil nas mais de 50 lojas participantes. O sorteio está marcado para o dia 15 de outubro.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

LEIA MAIS: Comércio se reinventa e aposta na retomada dos negócios

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.