O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, em reunião virtual na manhã de sexta-feira, 2, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), recebeu a confirmação de que iniciou nessa semana a recuperação emergencial das alças estragadas na barragem de Amarópolis, no distrito de Santo Amaro do Sul, em General Câmara. A estrutura é fundamental para a manutenção do nível do Rio Jacuí entre General Câmara, Vale Verde e Rio Pardo.
Segundo o prefeito, inicialmente está sendo feito trabalho por equipe contratada para o levantamento das alças danificadas, que ficarão fixas, até que passem a ser recuperadas. As obras, segundo o Dnit, devem se iniciar em 2023, com orçamento inicial de R$ 40 milhões. A autarquia informou ao prefeito que o orçamento total para a conclusão de reforma da barragem é de R$ 150 milhões e a execução do trabalho deve ocorrer em três anos.
LEIA TAMBÉM: Em licenciamento ambiental, Barragem de Vera Cruz poderá se tornar atrativo turístico
Publicidade
Schuch lembra que desde 2017 mantém reuniões e contatos com o Dnit e o governo federal para solicitar a reforma da barragem. “Para nós, ela tem importância fundamental no turismo, por conta do Balneário Monte Alegre; ao setor agropecuário, por conta dos produtores rurais que necessitam de abastecimento de água para as lavouras próximas ao Rio Jacuí, e por conta dos pescadores, que tiram sua renda da pesca”, destacou o prefeito.
As operações de eclusagem na Barragem de Amarópolis, no Rio Jacuí, foram suspensas pelo Dnit na metade deste ano devido à necessidade de verificação das alças do barramento. A estrutura sofreu danos em parte das 44 comportas, em virtude de um acidente provocado pela colisão de uma embarcação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade