Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

LUTO

Vítima de pneumonia, Dom Sinésio Bohn morre aos 87 anos

O bispo emérito de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Sinésio Bohn, 87, morreu nesta quinta-feira, 9, por volta das 20 horas. A informação foi confirmada pelo padre Rodrigo Hillesheim, coordenador de Pastoral e responsável pela área de comunicação da Diocese.

Dom Sinésio esteve hospitalizado, nos últimos dias, por causa de uma dificuldade respiratória. Ele recebeu alta e continuou com acompanhamento médico. Em virtude de uma pneumonia, de acordo com nota o bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, não resistiu e veio a falecer.

LEIA TAMBÉM: Dom Sinésio fraturou bacia e passou por cirurgia

O velório será realizado na Catedral São João Batista, a partir das 9 horas. A missa de corpo presente será celebrada às 15 horas. O sepultamento também será na Catedral.

Dom Sinésio foi ordenado presbítero em 1962, em Roma. Ele foi vigário paroquial na paróquia São Jorge, em Porto Alegre, em 1964. Foi nomeado, em 1980, bispo da Diocese de Novo Hamburgo, onde exerceu a função por seis anos até ser transferido a Santa Cruz do Sul. Na época, ele foi nomeado como sucessor do bispo Dom Alberto Frederico Etges.

LEIA TAMBÉM: Dom Sinésio passa por cirurgia para retirada de tumor

Em 2010, renunciou por ter chegado ao limite de idade de 75 anos. Em 2020, se afastou de vez das atividades pastorais. Na época, ele enfrentou problemas graves de saúde: um tumor no pâncreas e uma queda que quebrou a pelve do bispo.

A prefeita Helena Hermany decretará luto de três dias. “Por toda a sua contribuição e desenvolvimento espiritual de centenas de famílias santa-cruzenses, iremos decretar luto oficial de três dias”, disse.

LEIA TAMBÉM: Após queda, dom Sinésio seguiu rotina tranquila

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.