Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TECNOLOGIA

Equipe Baja de Galpão tenta o bicampeonato nacional em São Paulo

Foto: Alencar da Rosa

Veículo desenvolvido em Santa Cruz do Sul foi o campeão nacional no ano de 2020

A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está em São Paulo para a disputa do 27º Baja SAE Brasil, competição nacional que reúne 68 grupos de todo o País na Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos. Em junho, entre os dias 2 e 5, a equipe vai aos Estados Unidos para a disputa do Baja SAE International. Nessa competição, ela é composta pelos professores Fernando Sansone e Flávio Thier e mais 13 alunos dos cursos de Engenharia.

Na última disputa, em 2020, a Baja de Galpão foi a campeã, feito inédito para uma equipe da região Sul do Brasil. Desde então, os integrantes vêm trabalhando em melhorias no veículo. “Construímos um novo chassi e alteramos a suspensão e a caixa de transmissão”, explica Sansone. O grupo se dedica ao projeto sobretudo aos fins de semana, tendo em vista que boa parte de seus membros trabalha em empresas do ramo em Caxias do Sul.

Como atuais campeões, Sansone ressalta que eles se tornaram a equipe a ser batida. “Chegamos em São Paulo com um alvo nas costas.” Para ele, repetir o feito de 2020 é uma tarefa difícil, mas o grupo está confiante. “A nossa expectativa é ficar entre os três primeiros para poder representar o Brasil novamente no campeonato mundial de 2023”, afirma. O Baja de Galpão foi criado em 2007 na Unisc e, desde então, acumula diversas conquistas regionais e nacionais na modalidade. “É uma tradição que foi construída com muito trabalho e dedicação”, observa.

Publicidade

LEIA MAIS: Equipe Baja de Galpão vai competir nos EUA e em São Paulo

Baja de Galpão foi criado em 2007 na Unisc e acumula diversas conquistas regionais e nacionais | Foto: Alencar da Rosa

Enquanto professor, Fernando Sansone entende que o projeto é uma oportunidade para que os alunos coloquem em prática os conceitos teóricos da engenharia e expandir o conhecimento para além da sala de aula. “Eles aprendem a resolver problemas e aumentam suas chances de atuar no mercado de trabalho”, salienta.

Outro ponto destacado diz respeito à possibilidade de viajar para várias cidades e países para participar das competições. “Assim os alunos podem interagir com os juízes dos eventos e ampliar suas redes de contatos.”

Publicidade

Saiba mais

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia. Ele oferece a chance de aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação ao mercado de trabalho.

Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção e projeto detalhado até construção e testes. O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno.

LEIA MAIS: Baja de Galpão retorna a Santa Cruz após título nacional

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.