A chegada do 13º salário pode ser estratégica para os trabalhadores organizarem suas finanças e planejarem investimentos. Para isso, no entanto, é importante ficar atento, pois a falta de conhecimento sobre o uso desse recurso pode comprometer a saúde financeira e desestabilizar o planejamento para o ano seguinte.
O economista e líder regional Sul da XP Investimentos, Renato Sarreta, ressalta que o importante é ter uma visão global dos compromissos mensais. “Ter uma visão completa do seu orçamento vai ajudar a tomar a melhor decisão. Consultar e comparar as taxas dos financiamentos com as possibilidades de ganhos em investimentos também deve ser considerado”, orienta.
LEIA TAMBÉM: Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Publicidade
A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até este sábado, 30, e a segunda vai ser quitada até o dia 20 de dezembro. O porta-voz da XP recomenda que um especialista seja consultado. “Ele poderá ajudar a organizar melhor seu fluxo e, através de um planejador financeiro, você poderá tomar essa decisão com maior assertividade.”
Para quem ainda não tem uma reserva de emergência, Renato sugere que o recomendado é aplicar o recurso do 13º salário em investimentos mais conservadores, com baixo risco e com liquidez. Entre eles estão os CDBs, Tesouro Selic e Fundos de Renda Fixa.
LEIA TAMBÉM: Cinco simpatias para atrair riqueza para 2025
Publicidade
Segundo o especialista, para quem já tem uma carteira de investimentos, o ideal é considerar o cenário do mercado, perfil de carteira e projetos dos clientes.
“Por fim, sugiro nesse momento rever toda a reserva acumulada no ano e avaliar o quanto falta para chegar na meta que foi estabelecida no início do ano. Se você ainda não tem reserva, sugiro investir o maior percentual possível para iniciar o próximo ano com uma reserva financeira”, concluiu.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!