Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Estado tem maior percentual de famílias endividadas dos últimos 11 anos

Foto: Freepik/jcomp

A Fecomércio-RS divulgou, nessa sexta-feira, 8, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos do mês de setembro. A pesquisa revelou que o percentual de famílias gaúchas endividadas foi de 81,9%. Esse resultado é uma máxima histórica para a série iniciada em janeiro de 2010. Na divisão por grupos de renda, o recorde também se verifica nas famílias que ganham até dez salários mínimos mensais. Em setembro, 84,5% dos entrevistados deste grupo afirmaram possuir dívidas.

Apesar do alto número de endividados, os dados apontam para uma trajetória sustentável do endividamento. A parcela da renda comprometida com dívidas foi, em média, de 20,3%, sendo que apenas 1,1% dos entrevistados afirmaram que a parcela de dívidas é superior a 50% da renda mensal. Quanto ao nível de endividamento, 13,8% dos respondentes se disse “muito endividado”, sendo que no mês anterior esse percentual foi de 14,9%. Esse percentual reduzido pode ser o principal fator a explicar o controle da inadimplência. 

LEIA MAIS: Reduzir despesas é o caminho para sair das dívidas

Publicidade

O percentual de famílias com contas em atraso permaneceu estável no mês (22,8%). Em setembro do ano passado, esse valor era de 29,6%. Famílias com renda inferior a dez salários mínimos tiveram o percentual reduzido de 34,7% para 22,8% neste mesmo período. Já para famílias com mais de dez salários mínimos de renda mensal também houve redução de 13,7% para 3,3%.  

A taxa de famílias que não terão condições de quitar suas dívidas dentro dos próximos 30 dias ficou em 3,3%, o menor valor desde setembro de 2012 (3,2%), o que sinaliza um grau de persistência da inadimplência. “Em um cenário de renda pressionada pela inflação e um mercado de trabalho que reage ainda lentamente, o crédito assume papel ainda mais relevante. As famílias têm sido muito cuidadosas para não se alijarem desse importante elemento de viabilização do consumo. Manter a inadimplência sob controle é importante para toda a economia”, disse o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. 

LEIA MAIS: A preocupação com o endividamento dos consumidores

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.