Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Santa Cruz do Sul

Expositores comemoram retorno do Brique da Praça

Foto: Cristiano Silva

Depois de um ano e sete meses, o Brique da Praça voltou a ser realizado em Santa Cruz do Sul. O belo dia de domingo levou um bom público até a Praça Getúlio Vargas, ponto tradicional onde o comércio é realizado há mais de 12 anos. Os expositores de artesanato, alimentação e antiguidades que colocaram seus produtos para a venda, comemoraram o retorno do evento.

Para o casal Elisangela Goetze, de 28 anos, e Luis Fernando Hirsch, de 30, que produzem artesanato, a volta do Brique da Praça é uma forma do trabalho ser apreciado novamente por um público que gosta dos produtos diferenciados, feitos à mão, mas que não tinha mais acesso a eles devido à pandemia. “Tivemos que nos adaptar em alguns aspectos. Até mesmo demos uma ampliada em vendas pela internet, no Facebook, pois os eventos não estavam mais sendo realizados. Felizmente, o brique e outras feiras vêm voltando a ser realizadas”, comentou Luis.

Segundo Elisangela, a produção artesanal é feita na residência da família, para ser comercializada nos eventos. “Faço pinturas em tecido, MDF, vidro, dentre outros produtos. Fomos impactos durante a pandemia, mas agora estamos conseguindo recomeçar devagar e esperamos que só melhore daqui para a frente”, salientou a artesã, que começou a produzir peças à mão aos 13 anos.

O público também aproveitou a tarde de domingo. Para o santa-cruzense Jorge Silva, de 44 anos, o evento é uma opção a mais de lazer para as famílias. “Sempre prestigiei o brique e fico feliz de ver que as coisas estão retornando ao normal”, disse o morador do Bairro Arroio Grande.

Produção de Elisangela Goetze e Luis Fernando Hirsch é feita em casa | Foto: Cristiano Silva

LEIA TAMBÉM: VÍDEO E FOTOS: artesão santa-cruzense se dedica à fabricação de cuias há mais de 30 anos

Novidades

Além do artesanato exposto pelos comerciantes nos estandes, o evento também contou com brinquedos infláveis, que fizeram a alegria dos pequenos, além da venda de lanches. Conforme a tesoureira da Associação de Expositores do Brique de Santa Cruz do Sul (Aebesc), Carla Regina Spies, a organização começou as tratativas para o retorno do evento há cerca de um mês.

“Já tínhamos as datas certas no calendário de eventos do município. Os nossos associados então começaram a comentar sobre a possibilidade de retorno e topamos voltar”, disse Carla, que expõe artesanato desde a primeira edição do Brique da Praça, em junho de 2009. Conforme a tesoureira da Aebesc, o público já pedia o retorno do evento nas páginas do Brique no Facebook e Instagram.

O objetivo, segundo a artesã, é ampliar as atrações para o próximo mês, quando haverá a realização de dois briques. “Demos sorte de ter um dia bonito neste domingo, em que foi organizado esse evento-teste, para vermos como ia funcionar. Nem todos os expositores vieram, pois alguns tinham outro compromisso, ou mesmo ainda em virtude da pandemia. Para os próximos, queremos contemplar com ervateira, apresentações artísticas e dindinho.”

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.