Após cinco dias de intensa programação, chegou ao fim nesse domingo, 22, a 15ª edição da Feira da Produção, em Vera Cruz. A festividade, que teve como tema O Tabaco e Suas Raízes, fechou com avaliação positiva dos organizadores. Os visitantes puderam conferir as atrações dos mais de 250 expositores nos setores da indústria, comércio, serviços, gastronomia e cultura, shows musicais e apresentações culturais. A entrada foi gratuita todos os dias.
“Foi maravilhoso. Agora é só alegria.” Com essas palavras a presidente da comissão organizadora da feira, Larissa Franke, resumiu seu sentimento com o encerramento do evento. Ela se mostrou grata pelo resultado, apesar de os dois primeiros dias terem sido prejudicados pela chuva.
LEIA MAIS: Feira da Produção atrai multidão no sábado e se despede neste domingo; veja a programação
Publicidade
Segundo o prefeito Gilson Becker, logo ao fim da tarde de domingo, o público que havia comparecido ao parque já superava 90 mil pessoas. Larissa Franke atribuiu o desempenho também à equipe organizadora. “É gente que realmente veste a camiseta de Vera Cruz. Montamos tudo isso em meio a muito frio e depois à chuva, mas seguiram todos trabalhando”, relembrou.
Para o próximo ano, Larissa adiantou que o Vila Thereza está entre os locais confirmados. O ambiente, que abrigou o estúdio da Gazeta FM 101,7, será reestruturado para ficar ainda mais confortável. “O espaço em frente ao estúdio de vocês se tornou o lounge mais charmoso da feira. O pessoal realmente ficou aqui, inclusive eu mesma”, brincou na entrevista. Como a data da Feira da Produção sempre é planejada para coincidir com a celebração de Corpus Christi, já é possível projetar quando ocorrerá a próxima edição. Em 2026, a comemoração religiosa será no dia 4 de junho.

O vice-prefeito de Vera Cruz, Ângelo Hoff, confirmou a avaliação positiva. Ele disse que recebeu elogios da população e também de visitantes de outros municípios. “Elogiaram a infraestrutura, atrações e o espaço acolhedor que foi feito. Estamos muito satisfeitos com a repercussão”, declarou.
Publicidade
LEIA MAIS: Feira da Produção encerra neste domingo com diversas atrações e entrada gratuita; veja programação
Da gastronomia ao artesanato
Entre as atrações da Feira da Produção estiveram os pratos típicos. A agroindústria de mel Poetter, de Vera Cruz, comercializou o Sabor do Sítio, receita de frango empanado com batata rústica e dois tipos de molho.
A receita, premiada em terceiro lugar entre os pratos típicos, fez sucesso entre os visitantes e foi o produto mais procurado no estande. “Também vendemos mel em diversos tamanhos, própolis e artesanato”, disse a apicultora Andrea Maria Poetter, de 47 anos.
Publicidade
A empresa participa há muitos anos da Feira da Produção, vendendo diversos produtos à base de mel. “Avaliamos de forma positiva e pretendemos continuar participando do evento”, afirmou.
Perto das Agroindústrias, o setor do artesanato atraía olhares do público. Entre os expositores estava Ângela Bublitz, 65, proprietária do Angelart. A vera-cruzense levou itens como panos de prato, bonecas, presépios, capas para garrafas térmicas e outros. Fã de carteirinha da Feira da Produção, Ângela disse que o evento exige dedicação, mas não abre mão de participar.


LEIA MAIS: Feira da Produção já atraiu 15 mil pessoas nos dois primeiros dias; veja programação
Publicidade
Programação para toda a família
Na tarde de domingo, quem esteve no parque pôde observar a participação das famílias que foram aproveitar a programação. A auxiliar contábil Francine Cardoso, 29, foi até o evento junto do esposo, o analista contábil Marco Schaefer, 28, e do filho Noah Cardoso Schaefer, de 1 ano, e gostou do que viu.
Francine contou que a família foi em dois dias de feira, pois considerou o evento atrativo. “Gostei bastante da parte musical, as pessoas interagiram bastante. Também da feira de artesanato e agroindústrias”, comentou. Por sua vez, Marco elogiou a parte dos expositores. “A agricultura familiar está muito boa este ano”, disse.

Gazeta marcou presença
Durante a Feira da Produção, o Espaço Vila Thereza ofereceu atrações musicais, opções gastronômicas e contou com um estúdio da Gazeta FM 101,7. Ao longo dos cinco dias, comunicadores da rádio apresentaram a programação musical e atualizações em tempo real da feira. Junto ao público e à organização, circularam por diferentes pontos do parque com os microfones da Gazeta.
Publicidade
O comunicador Vitinho participou diretamente da apresentação de atrações no palco do Vila Thereza. Ele destacou o crescimento do público ao longo do evento, especialmente a partir de sexta-feira, com a presença de nomes como Paulinho Mixaria, Banda Rosa’s e Glê Duran. “O palco Gazeta foi um espetáculo”, resumiu.
LEIA MAIS: Feira da Produção atrai o público com shows e gastronomia farta
A comunicadora Samara Santos ressaltou a estrutura inédita e integrada do espaço da Gazeta, com estúdio panorâmico que ficou junto à praça de alimentação, cervejaria e lounge ao lado do palco. Ela enfatizou a satisfação em representar a rádio na cidade onde reside e valorizou o envolvimento com os expositores e visitantes durante as transmissões ao vivo. Segundo ela, o evento simbolizou uma “missão cumprida” tanto para a emissora quanto para a organização da feira.
Para o gestor das rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, o contato com a comunidade vera-cruzense foi gratificante e demonstra o alcance da emissora. “É muito importante estarmos juntos e fazermos parte do propósito da Feira da Produção de ampliar horizontes e se tornar uma festa forte no calendário estadual.” Siqueira disse ainda que o evento marcou um novo momento para a rádio, que, durante a programação, lançou sua nova identidade visual e sonora, que será liberada oficialmente hoje.
O presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, Sydney de Oliveira, ressaltou a participação da Gazeta em eventos locais e regionais, a partir da produção, divulgação e compartilhamento de conteúdos produzidos com credibilidade. “Na Feira da Produção, a rádio esteve ao vivo com um lindo estúdio, interagindo com todo o público, com muita música, informação e alto astral”, afirmou. Sydney agradeceu e parabenizou a administração vera-cruzense, a comissão organizadora e os colaboradores da Gazeta pela dedicação com o evento.

Colaborou Guilherme Andriolo