Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CINEMA

Festival Assim Vivemos inicia nesta quarta-feira em formato híbrido

Longa-metragem brasileiro Fale Conosco integra a programação do festival

Começa hoje o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, idealizado pelas irmãs santa-cruzenses Graciela Pozzobon da Costa e Lara Pozzobon. O mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema realiza a décima edição nos centros culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A edição comemorativa será em formato híbrido, com sessões presenciais e virtuais, e exibe 29 filmes inéditos oriundos de 14 países, divididos entre curtas, médias e longas-metragens. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da lei de incentivo à cultura e produção da Cinema Falado Produções.

“O Assim Vivemos é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem as próprias histórias, por meio dos filmes e debates”, explica a diretora do festival, Graciela Pozzobon. Os debates e parte dos filmes estarão disponíveis on-line para que o acesso seja ampliado. Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades.

LEIA MAIS: As irmãs santa-cruzenses que são vanguarda da audiodescrição

O CCBB Rio é o primeiro a receber o evento, desta quarta-feira, 22, a 11 de outubro. O público pode participar de forma gratuita na sala de cinema ou acessando virtualmente parte da programação. As sessões on-line serão disponibilizadas aos poucos – a cada semana estarão no site do festival filmes relacionados aos debates. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. O link para fazer parte será disponibilizado no site do festival no dia do encontro.

O Brasil tem sete produções na programação, seguido por Estados Unidos e Rússia, com cinco filmes cada; Espanha com dois e um filme de cada um dos seguintes países: Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido. Os 29 filmes do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. Por dia, serão oferecidas três sessões presenciais com toda a programação e no site do festival serão disponibilizadas nove produções.

LEIA TAMBÉM: “Precisamos de uma sociedade mais acessível”, diz presidente do Compede

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.