A tradição de acompanhar a música a partir de várias vozes pôde ser revivida em plenitude pelos santa-cruzenses entre quinta-feira, 19, e sábado, 21. Nesse período, foi realizada a programação do 1º Festival de Canto Coral. O ápice foi no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a apresentação do coral da universidade, dos alunos das oficinas proporcionadas pelo evento e pelo Grupo Vocal Ordinarius, do Rio de Janeiro.
O idealizador Gustavo Sehnem destacou o interesse e o apoio do público. “Mesmo com a situação que vivemos na última semana, com a chuva, resolvemos manter em respeito aos professores do Rio de Janeiro e de Porto Alegre”, disse. O resultado foi boa presença de espectadores e participantes nas três oficinas: Coralistas, Novos Cantores e Regência.

LEIA TAMBÉM: Renato e Seus Blue Caps fazem show para celebrar o talento dos eternos jovens
Publicidade
“Já estamos pensando em uma próxima edição, pois percebemos que é uma forma de reacender essa cultura, que faz parte da nossa história”, adiantou. Ele disse a que o público acompanhou com vontade de escutar as apresentações, tanto na Catedral São João Batista quanto no auditório da Unisc.
Exemplo foi o casal Roque e Mariza Rohr. Ele é coralista e frisou a harmonia perfeita nesse tipo de canto. “Arrepia quando estou no coral”, disse. “A música é cultura e eleva a alma”, definiu Mariza.

O projeto teve financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Ministério da Cultura.
Publicidade