Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

4° EDIÇÃO

VÍDEO: Matheus Nachtergaele é o homenageado do Festival Santa Cruz de Cinema

Vem aí mais uma edição do Festival Santa Cruz de Cinema, que será realizado neste ano em formato híbrido, presencial ou online, devido ao atual cenário da pandemia. Já estão abertas as inscrições para que os realizadores inscrevam seus filmes no festival, que será realizado entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021. Com uma live de lançamento nesta quinta-feira, 10, foi dada a largada para a 4ª edição do evento. A transmissão ao vivo, pelas páginas do Sesc/RS e do Portal Gaz no Facebook, contou com show da dupla Ramal 314 e anúncio do homenageado desta edição, o ator Matheus Nachtergaele.

Escolhido como homenageado da 4ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema, o ator Matheus Nachtergaele dispensa apresentações. Dono de papéis marcantes em filmes e na televisão, aos 53 anos o artista paulista já marcou seu nome na história do audiovisual brasileiro. Alguns dos maiores clássicos nacionais contam com suas atuações, como O que é isso, companheiro?, Central do Brasil, O Auto da Compadecida, Bicho de Sete Cabeças, Cidade de Deus e Narradores de Javé.

Filho de mãe poeta e pai músico, Matheus encontrou sua carreira no teatro de Antunes Filho, em 1989. A partir daí, a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo abriu caminho para a espetacular carreira que Matheus construiu no teatro, no cinema e na televisão. Mas o que poucos sabem também é a paixão de Matheus pela vida no interior – ele atualmente reside em Tiradentes (MG).

O ator, que já recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Shell, Mambembe, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Kikitos no Festival de Gramado e Candango, é formado pela Escola de Belas Artes da Universidade de São Paulo (USP). Além de atuar, Matheus já dirigiu e também gosta de desenhar e pintar. Seu primeiro trabalho como diretor foi com o longa-metragem A Festa da Menina Morta (2008).

Seus projetos mais recentes incluem as séries Filhos da Pátria, de Mauricio Farias, Carcereiros, de José Eduardo Belmonte, e Sob Pressão, da Conspiração Filmes e Andrucha Waddington, todos em 2017. Além do premiado longa-metragem Zama, de Lucrecia Martel, em 2018, o ator esteve nos longas Piedade, de Claudio Assis, e Clube dos Anjos, de Angelo Defanti, e na montagem teatral Molière – uma comédia musical de Sabina Berman, com direção de Diego Fortes. Seu filme mais recente foi Cabras da Peste, de Renato Trindade, lançado pela Netflix em março deste ano.

Auto da Compadecida em evidência

Um dos maiores destaques na carreira de Matheus Nachtergaele, o filme O Auto da Compadecida (2000) continua sendo um fenômeno. O longa de Guel Arraes, que narra as aventuras dos nordestinos João Grilo e Chicó, foi produzido inicialmente como uma minissérie de quatro capítulos da Rede Globo. A obra é inspirada em uma peça de teatro do escritor Ariano Suassuna e, além de Matheus, conta com um elenco estelar formado por Selton Mello, Lima Duarte, Denise Fraga, Diogo Vilela e Fernanda Montenegro. Para comemorar o aniversário de 20 anos de lançamento, o filme foi remasterizado com novos efeitos especiais e lançado no catálogo do GloboPlay. Além disso, a versão será exibida novamente nos cinemas.

Confira como foi o lançamento

O Festival Santa Cruz de Cinema tem realização do Sesc/RS – Unidade Santa Cruz do Sul, produtora Pé de Coelho Filmes e cursos de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Conta com patrocínio da JTI e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Gazeta Grupo de Comunicações e Proeza.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema destaca a produção nacional

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.