Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Festival Santa Cruz de Cinema realiza Mostra Retrospectiva com exibições

4 bilhões de infinitos (vencedor de 2020)

A preparação para o Festival Santa Cruz de Cinema deste ano contará com uma novidade, a Mostra Retrospectiva, que contará com filmes selecionados pelas edições anteriores do evento. Seis filmes exibidos pelo festival estarão disponíveis online entre os dias 20 e 31 de agosto no site  www.festivalsantacruzdecinema.com.br. Já a exibição presencial será no dia 24 de agosto, às 19 horas, no Cine Santa Cruz, que fica no Shopping Santa Cruz, Avenida Senador Pasqualini, 18. A participação é gratuita, e os interessados devem reservar o lugar previamente pelo telefone (51) 3713-3222, já que as vagas são limitadas.

LEIA MAIS: Festival de Cinema realiza retrospectiva com as obras premiadas nos últimos anos

De acordo com a agente de Cultura e Lazer do Sesc, Lisiane Santos de Vargas Camargo, as edições anteriores do Festival contaram com uma Mostra dos Filmes Premiados e Selecionados, que no ano passado aconteceu somente de forma online. “Neste ano durante as reuniões com a comissão organizadora, o Diego Tafarel que é um dos idealizadores do festival, levantou a ideia de realizamos uma retrospetiva dos filmes já exibidos nas edições anteriores, e todos nós gostamos da ideia. É a primeira vez que a Retrospectiva acontece”, conta.

Publicidade

A Mostra Retrospectiva conta com apoio do Cine Santa Cruz e funciona como um “esquenta” nestes meses que antecedem o festival. “Costumamos realizar diversos eventos preparatórios para o festival, pois com essas ações formamos plateia e admiradores da sétima arte”, explica Lisiane. Serão exibidos os curtas O Vestido de Myriam e Cabelo Bom, apresentados em 2018; Nova Iorque e Amor, só de Mãe, selecionados em 2019; e 4 bilhões de infinitos e O que Pode Um Corpo, que estiveram na edição de 2020.

Para o sócio da produtora Pé de Coelho, Diego Tafarel, a mostra é mais uma forma de marcar a presença do festival, que chega à sua 4ª edição, no município. “A intenção com a retrospectiva é manter ativa a cultura de cinema na cidade e continuar fomentando a criação de público. Fazer eventos como esses mostram o que festival vai além da semana que ele acontece.” 

O 4º Festival Santa Cruz de Cinema ocorrerá de 29 de novembro a 03 de dezembro em formato híbrido e aceita inscrições de curtas até o dia 31 de agosto. O evento é realizado pelo Sesc Santa Cruz do Sul, pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Cursos de Comunicação Social e pela Pé de Coelho Filmes, conta com o patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e apoio da Gazeta Grupo de Comunicações. 

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: Matheus Nachtergaele é o homenageado do Festival Santa Cruz de Cinema

Filmes selecionados
EDIÇÃO DE 2018

O vestido de Myriam (vencedor de 2018)

O Vestido de Myriam (RJ)
Ficção, 15 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Numa casa pacata, um casal de idosos segue a vida em silêncio.

Publicidade

Cabelo Bom (vencedor de 2018)

Cabelo Bom (RJ)
Documentário, 15 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Como as mulheres negras são pressionadas esteticamente para que se enquadrem em padrões pré-estabelecidos? O documentário de curta metragem “Cabelo bom“ propõe fazer um recorte desse universo. O filme dá voz a três personagens que expõem a relação delas e seu cabelo crespo. Elas conseguem contar suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e nos mostrar como a autoaceitação de suas raízes, capilares inclusive, foi e é fundamental para se afirmarem como mulheres negras num país como o Brasil.


EDIÇÃO DE 2019

Nova Iorque (vencedor de 2019)

Nova Iorque (PE)
Ficção, 24 min
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.

Publicidade

Amor só de mãe (vencedor de 2019)

Amor, só de Mãe (SP)
Documentário, 25 min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Amor só de Mãe conta a história de três mulheres encarceradas que reflete a realidade de um sistema social desigual. Nina, Lea e Elisabette são detentas da Cadeia Pública de Franca, no estado de São Paulo. O documentário acompanha o dia a dia dessas vidas e propõe uma reflexão sobre a dor das mães e filhas enquanto aguardam suas sentenças.

EDIÇÃO DE 2020

4 bilhões de infinitos (vencedor de 2020)

4 bilhões de infinitos (MG)
Ficção, 14 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Após a morte do pai, uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.

Publicidade

O que pode um corpo (vencedor de 2020)

O que Pode Um Corpo (RS)
Documentário, 15 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

LEIA MAIS: Prazo para inscrições no Festival Santa Cruz de Cinema encerra dia 31 de agosto

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.