Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

programação

Festival tem abertura oficial nesta terça com filmes nacionais

Foto: Felipe Kroth/Portal Gaz

Na noite de segunda-feira, 29, a Mostra Olhares Daqui iniciou a programação do 4º Festival Santa Cruz de Cinema com a exibição de seis filmes locais. Nesta terça, 30, às 19 horas, acontece a abertura oficial do evento com transmissão pelo Portal Gaz. Esta será a primeira noite de Mostra Competitiva Nacional no auditório central da Unisc, com seis curtas-metragens. Mais cedo, às 14 horas, terá início também a oficina de criação de personagem com a atriz e diretora Ítala Nandi, que será realizada todas as tardes até a próxima sexta-feira.

A primeira noite do festival contou com a exibição dos cinco curtas produzidos na região, na Mostra Olhares Daqui e, fora da competição, o filme Aquele da Paixão. Após a exibição dos filmes, o debate contou com a participação de Gianne Vianna, de Paraíso para Duas; Bruno Cabral e Gabriela Dullius, de Cacicus; Luís Alexandre Oliveira, de O Teto das Ruas; Thiago Beckenkamp, de Enquanto Eu Respirar e Jean Victor Castilhos, de Não há Ninguém Perto de Você. Durante a conversa, com mediação da produtora da Pé de Coelho Filmes e uma das organizadoras do evento, Maiara Fantinel, o grupo comentou a produção local e os desafios de fazer cinema no interior. O debate abordou ainda os curtas que participam da mostra e como os projetos foram afetados pela pandemia.

LEIA MAIS: 4º Festival Santa Cruz de Cinema: o reconhecimento para Benicio

Durante a apresentação da Mostra, a gerente do Sesc e uma das organizadoras do Festival de Cinema, Roberta Pereira, comentou sobre a primeira edição híbrida. “Realmente a gente está muito feliz de voltar com as sessões presenciais”, disse. O professor e coordenador dos cursos de graduação em Comunicação Social e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), William Araújo, declarou que é uma alegria ver os trabalhos dos estudantes na tela. “Queria destacar a participação dos alunos e técnicos nestes filmes. Cinema é resistência.”

Uma das presenças ilustres no público, além dos alunos do 1º ano da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e equipes envolvidas nos filmes, foi do sambista e escritor Eloir Guedes, o Lói. O personagem principal do documentário em curta-metragem Aquele da Paixão, de Diego Tafarel e Zé Corrêa, da Pé de Coelho Filmes, foi muito celebrado após a exibição da obra, que foi a que ganhou as principais palmas e salvas da noite.

Nesta terça, após a abertura oficial, a partir das 19h30, serão exibidos seis dos 18 filmes brasileiros que disputam em 13 categorias da competição. Mais tarde, às 21 horas, também no auditório da Unisc, haverá um debate com os realizadores, mediado pelo professor da Unisc, Leonel Aires. A entrada é franca e os participantes devem obedecer a distanciamento, uso de máscara e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19.

LEIA MAIS: Saiba mais sobre os filmes que serão apresentados nesta terça-feira

O 4º Festival Santa Cruz de Cinema vai até sexta-feira. O evento é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio da JTI, Prefeitura e Corsan – Governo do Estado do RS – Novas Façanhas, com o apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, Cine Santa Cruz, Proeza Beer, Legend Music Bar, Heilige, Aquarius Hotel Flat, Iecine – Governo do Estado do RS, Gaveta, Hbier, Amigos do Cinema e Domcello.

Ao vivo no Gaz

Assim como ocorreu no evento de divulgação da seleção oficial, o Portal Gaz estará presente para mostrar em vídeo momentos importantes do Festival Santa Cruz de Cinema. Nesta terça, o Gaz transmite pelo site e pelo Facebook a abertura oficial diretamente do auditório central da Unisc.

Já na sexta-feira acontece o encerramento do evento, também com transmissão ao vivo. “O Festival Santa Cruz de Cinema coloca em evidência, de um lado, a arte regional e nacional e, de outro, a própria cidade. O apoio da Gazeta em mais uma edição do evento é um reconhecimento à importância da iniciativa e do trabalho dos realizadores e organizadores em favor da cultura”, destacou a gerente de conteúdo da redação integrada, Daniela Neu.

LEIA MAIS: Confira a programação completa do Festival Santa Cruz de Cinema

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.