Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MÊS DO TRABALHADOR

FOTOS: Centrais sindicais pedem o fim da escala 6×1

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT

“A vida não tem hora extra.” A frase estampava cartazes carregados por trabalhadores sindicalizados durante a caminhada em defesa do fim da escala 6×1, realizada na manhã deste sábado, 9, em Santa Cruz do Sul. Promovido pelo Fórum Democrático da Classe Trabalhadora, o ato reivindicou a redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Lideranças políticas e integrantes de movimentos sociais também participaram da mobilização.

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT

A concentração ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul e Região (Sindimetal), onde foi servido um café da manhã de integração. Em seguida, os participantes percorreram as principais ruas do Centro — Assis Brasil, Júlio de Castilhos, Coronel Brito, Fernando Abott e Marechal Floriano — até a Praça Bandeira, junto ao Palacinho, local em que lideranças realizaram manifestações.

Publicidade

LEIA MAIS: Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6×1

O presidente do Sindimetal, Gilberto Saraiva, destacou que o ato foi alusivo ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio, e ressaltou o legado das conquistas obtidas pelos trabalhadores ao longo das décadas de luta. Segundo ele, a mobilização também representa um protesto contra o Congresso Nacional, que, em sua avaliação, atua contra os interesses da classe trabalhadora. “Todas as matérias votadas no Congresso acabam recaindo sobre nós, trabalhadores, mesmo sendo nós os responsáveis por gerar a riqueza deste país. Sem os trabalhadores, não existe empresário”, afirmou.

João Émerson Dutra de Campos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, afirmou que o movimento reuniu diversas pautas além da redução da jornada de trabalho, entre elas o combate à violência contra a mulher, diante dos altos índices de feminicídio no Rio Grande do Sul. No entanto, ressaltou que a principal reivindicação é o fim da escala 6×1.

Publicidade

“Essa é uma luta histórica das centrais sindicais. Diversos países já adotam a redução da jornada, e a produtividade continua aumentando”, defendeu.

LEIA TAMBÉM: Comissão da Câmara aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

Para saber

A iniciativa é promovida pelo Fórum Democrático da Classe Trabalhadora de Santa Cruz do Sul e Região, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul (Sindimetal), o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região.

Publicidade

Também participam o Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário e Calçado do Vale do Rio Pardo (Sindivestuário), o Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, o Sindicato dos Vigilantes, o Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum), o 18º Núcleo do Cpers/Sindicato de Santa Cruz do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, além do Partido dos Trabalhadores (PT) e do PSTU de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.