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Francisco Teloeken: “Os riscos de buscar conselhos financeiros nas redes sociais”

No mundo conectado de hoje, o cenário digital está aberto para a integração fácil e conveniente. E isso funciona tanto para o bem, quanto para o mal. De fato, a internet também é lugar onde cibercriminosos e golpistas desenvolvem suas táticas para tirar vantagem de pessoas desavisadas – e até mesmo das mais cautelosas. À medida que a tecnologia avança, as técnicas usadas pelos golpistas também evoluem e fica cada vez mais difícil perceber se estamos caindo num golpe.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem quer não só automatizar e otimizar suas finanças pessoais e familiares, mas, também, obter informações e conselhos financeiros pelas redes sociais. De acordo com Rob Williams, diretor executivo de Planejamento Financeiro, “Uma benção da internet e do mundo moderno é a quantidade de informações disponíveis sobre qualquer tópico que se possa imaginar. No entanto, uma maldição e desafio é classificar tudo isso para trazer ordem à bagunça, especialmente para questões – e decisões – tão importantes quanto as finanças pessoais”.

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O planejamento financeiro é um trabalho detalhado, que requer uma base de conhecimento específico e um processo claro. Daí porque é importante ser cauteloso também sobre quem seguir nas redes sociais para obter conselhos financeiros. Afinal, qualquer um pode criar uma conta, se tornar viral e acumular seguidores. Infelizmente, a mídia social está cheia de esquemas de enriquecimento rápido e falsas promessas para ajudar a ganhar dinheiro com pouco esforço ou trabalho.

As redes sociais podem ser um meio eficaz de obter informações sobre educação financeira, mas é fundamental ter discernimento e não tomar decisões financeiras baseadas apenas em posts ou vídeos, ainda mais que, com o uso crescente da IA (inteligência artificial), é cada vez mais difícil distinguir o que ou quem é real e o que é fake. Por isso, é importante ser cauteloso sobre onde e de quem obter conselhos financeiros, levando em conta:

  • 1) Responsabilidade: Profissionais financeiros credenciados devem seguir um código de ética e são responsáveis ​​pelos seus conselhos; já influenciadores de redes sociais e indivíduos não credenciados nem sempre seguem essas regras. Além disso, preconceitos pessoais ou interesses comerciais podem influenciar seus conselhos.
  • 2) Experiência: Consultores financeiros passam por treinamento e educação rigorosos para obter suas credenciais. Isso significa que eles podem dar conselhos personalizados, com base na situação financeira individual e objetivos específicos de cada um; influenciadores e profissionais não credenciados talvez não passem por treinamentos específicos.
  • 3) Aconselhamento personalizado: Consultores financeiros credenciados dedicam tempo para entender cada situação financeira, que é única, além de metas e tolerância a riscos. Eles criam estratégias personalizadas para ajudar a atingir os objetivos. Em contraste, os conselhos das mídias sociais geralmente são gerais e podem não atender às necessidades específicas do cliente.
  • 4) Planejamento abrangente: Consultores financeiros profissionais examinam todos os aspectos da vida financeira, incluindo planejamento de aposentadoria, estratégias fiscais, gestão de investimentos e planejamento patrimonial. Essa abordagem completa garante que todas as partes do plano financeiro funcionem juntas. Por sua vez, o aconselhamento em mídias sociais geralmente é disperso e não oferece esse nível de integração.
  • 5) Gestão de Riscos: Investir e planejar financeiramente envolve risco. Consultores financeiros credenciados são treinados para avaliar e gerenciar esses riscos de forma eficaz. Eles podem ajudar a construir um portfólio diversificado que equilibre risco e recompensa, de acordo com a tolerância a risco. Já os conselhos não verificados de mídias sociais podem levar a riscos desnecessários, com possíveis prejuízos financeiros no futuro.
  • 6) Relacionamento de longo prazo: Essa parceria contínua permite que o consultor ajuste o plano financeiro conforme mudam as circunstâncias e objetivos do cliente. É que o estilo de vida e recursos financeiros podem variar ao longo da vida e precisam ser ajustados. Um consultor conhecido e confiável será o melhor recurso, especialmente em mercados flutuantes. Ou seja, a pessoa vai querer um consultor confiável e comprovado que possa mudar rapidamente quando necessário. Influenciadores e indivíduos não creditados não fornecem esse nível de comprometimento, continuidade nem suporte.

A mídia social pode custar o recurso mais poderoso que se tem: tempo. Se a pessoa se distrai perseguindo tendências e procurando o guru financeiro que está na moda, pode estar perdendo dinheiro, além de não ter uma orientação mais segura e, eventualmente, estar sendo enganada..

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Portanto, embora as mídias sociais tenham informações úteis, passando a disponibilizar ferramentas de IA para ajudar a organizar as finanças pessoais e familiares, elas não substituem o aconselhamento profissional. Gerenciar as finanças e planejar a aposentadoria são importantes demais para deixar para fontes não verificáveis.

Com um profissional credenciado, é possível obter aconselhamento confiável, personalizado e abrangente. Ou seja, o aconselhamento de que se precisa para garantir o futuro financeiro.

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