Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

TABACO

FOTOS: fumicultores de Vale do Sol foram os mais afetados pelo granizo dessa segunda

Foto: Astor Luís Jaeger

A manhã de segunda-feira, 13, trouxe chuva forte para a região e também queda de granizo em alguns pontos. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na microrregião de Santa Cruz foram 48 associados atingidos. O município com mais registros foi Vale do Sol, que teve 42 produtores afetados. Outros estragos foram registrados em Rio Pardo, com três casos, e Santa Cruz do Sul, também com três.

LEIA MAIS: VÍDEO: granizo causa estragos no tabaco

Um dos produtores que tiveram prejuízo em Vale do Sol é Astor Luis Jaeger. Ele planta 110 mil pés de tabaco em propriedade na Rua Professor Orlando Schlittler, localidade de Rio Pardense. De acordo com Jaeger, cerca de 30 mil pés, que foram plantados mais cedo que os demais e, portanto, tinham estágio mais avançado de desenvolvimento, tiveram danos mais significativos.

As plantas tinham em média 15 folhas, das quais entre quatro e cinco se perderam com o granizo. Em alguns casos, houve quebra do caule, de acordo com o produtor. Os pés menores, com menos folhas, foram menos afetadas pelas pedras de gelo. “Quando pega o fumo de 15 ou 16 folhas, quase saindo a flor para fazer o desponte, o dano é maior”, explicou o fumicultor.

Astor Jaeger relata que vai acionar o seguro da lavoura, para cobrir a perda. “O prejuízo já é bastante significativo”, avalia.

LEIA MAIS: Com 17,5 milímetros de chuva em uma hora, Santa Cruz tem pontos de alagamento

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.