A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires teve parte dos sistemas comprometida por um ataque cibernético registrado na manhã dessa segunda-feira, 14. Documentos e pastas foram renomeados e criptografados, o que impediu o acesso aos arquivos. Os invasores também deixaram uma mensagem exigindo pagamento para restabelecer o funcionamento.
O valor da recompensa não foi informado. Na mensagem, os criminosos afirmam ter coletado dados pessoais e ameaçam tornar as informações públicas caso o pagamento não seja feito. Também estabelecem um prazo de 72 horas para contato, com a alegação de que o preço seria elevado depois desse período.
Até o momento, a Câmara não confirmou se houve acesso ou divulgação de dados. A equipe de informática do Legislativo atua na recuperação dos sistemas e na apuração das circunstâncias do ataque.
Publicidade
Ocorrência foi registrada
O presidente do Legislativo, Nelsoir Battisti (PSD), registrou um boletim de ocorrência no fim da tarde dessa segunda-feira. Ele esteve na Delegacia de Polícia de Venâncio Aires acompanhado da assessora jurídica, Bruna Goettems Schmitz, e de servidoras das áreas jurídica e de comunicação.
A Câmara informou que não realizou nenhum pagamento aos responsáveis pelo ataque. As medidas adotadas têm como objetivo investigar o caso e recuperar os acessos aos sistemas internos.
A indisponibilidade também afetou serviços que dependem da estrutura eletrônica da Câmara. Apesar disso, a sessão ordinária ocorreu normalmente na noite dessa segunda.
Publicidade
Sistemas seguem em recuperação
Desde as primeiras horas da manhã, a rede interna e o acesso à internet apresentavam problemas. Além dos arquivos que ficaram inacessíveis, houve alterações nos nomes de documentos e pastas armazenadas no sistema.
A Câmara ainda não divulgou uma estimativa para a normalização completa dos serviços. A prioridade, segundo o Legislativo, é recuperar os acessos com segurança e verificar a extensão do ataque.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!