Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CRIME

Acusados de roubo em São Francisco de Assis são presos no Vale do Rio Pardo

Foto: Cristiano Silva

Uma investigação sobre um roubo ocorrido no município de São Francisco de Assis – a cerca de 300 quilômetros de Santa Cruz do Sul – teve desdobramentos na região. O crime aconteceu em 15 abril. Na ocasião, uma mãe e uma filha foram rendidas por três indivíduos armados. Com o uso de violência, roubaram dinheiro, dois celulares e cerca de R$ 300 mil em joias da família.

A investigação, coordenada pelo delegado Edson de Freitas Reis, titular da Delegacia de Polícia (DP) de São Francisco de Assis, descobriu que os três assaltantes são moradores do Vale do Rio Pardo. Ainda na segunda-feira, uma equipe da cidade, na Fronteira Oeste, veio à Santa Cruz para, na manhã desta terça, cumprir os mandados de busca e apreensão, prisão e internação.

As ações foram realizadas em Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz e Vale do Sol. Na Cidade Histórica, com apoio da DP local, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência do Bairro Rosário. Um celular, que teria sido um dos roubados no crime, foi apreendido pelos investigadores. Uma mulher que estava no imóvel foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com o delegado Anderson Faturi, ela relatou que o telefone havia sido dado a ela por um dos investigados pelo crime. Posteriormente, a mulher foi liberada. Já em Vera Cruz, um homem de 50 anos foi preso em uma residência do Bairro Cipriano de Oliveira. A diligência contou com a coordenação do delegado Paulo César Schirrmann.

Segundo ele, o homem investigado estava em posse de um Renalt Sandero, cor azul, com placa de Santa Cruz do Sul, que foi identificado em imagens de câmeras de segurança como sendo o veículo utilizado para cometer o crime. Algumas jóias também foram apreendidas no local e serão apresentadas às vítimas para que seja feito o reconhecimento. Ao delegado titular da DP de Vera Cruz, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz, o homem negou envolvimento.

Um veículo Renault Sandero, azul, usado no roubo, foi apreendido | Foto: Cristiano Silva

Ainda, policiais da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santa Cruz do Sul cumpriram um mandado de internação para um jovem de 17 anos, também identificado na investigação como um dos autores do crime. Inicialmente, a informação era de que ele morava no município. Contudo, no local alvo da diligência, descobriu-se que o adolescente havia ido morar com a avó, em Vera Cruz.

Os agentes foram até o município vizinho e o localizaram, conduzindo-o também até a DPPA de Santa Cruz. Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) foram até o interior de Vale do Sol para cumprir um mandado de prisão, expedido pelo Poder Judiciário, para o outro investigado pelo crime. Contudo, o homem não foi encontrado e já está na condição de foragido da Justiça. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pelas autoridades policiais.

“Ainda buscamos identificar o que vincula eles a nossa cidade”

Conforme o delegado titular da DP de São Francisco de Assis, ao longo dos últimos dois meses, foi possível identificar os autores mediante uma série de diligências e tomada de depoimentos. “Realizamos essa investigação que, de certa forma, nos causou uma certa dificuldade em virtude dos envolvidos serem de uma região bastante distante da nossa. Ainda estamos buscamos identificar o que vincula eles a nossa cidade. Também, investigamos a participação de mais pessoas como mandante ou informante, que tenha lhes passado informações sobre o local do roubo”, disse Edson de Freitas Reis.

Segundo o delegado, os dois adultos irão responder por roubo majorado pelo concurso de pessoas e uso de arma de fogo, e também por corrupção de menores. Já o adolescente irá responder um ato infracional por roubo majorado.

Ainda de acordo com Reis, a investigação terá desdobramentos. Uma possível transferência do homem preso do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul para o Presídio Estadual de São Francisco de Assis ainda está sendo avaliada pela Susepe. Já o adolescente foi encaminhado para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Santa Maria.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: operação que investiga organização criminosa tem desdobramentos na região

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.