Lançada no dia 24 de julho, a nova modalidade digital de solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Rio Grande do Sul já apresenta resultados expressivos: na primeira semana de operação, o sistema Identidade Fácil registrou 3.155 agendamentos em todo o estado, para 48 postos de atendimento. Já foram realizadas 469 biometrias, com 239 emissões de documentos.
A iniciativa do governo do Estado é pioneira no Brasil, e é uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O objetivo é simplificar o processo de emissão do documento e ampliar a capacidade de atendimento à população, diminuindo filas e otimizando os fluxos de trabalho.
LEIA TAMBÉM: Governo federal estuda acabar com exigência de autoescola para emissão da CNH
Publicidade
Com o novo sistema, cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no RS podem solicitar a CIN de forma remota, por meio do site www.identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, já disponível para iOS e Android. Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br.
A plataforma digitaliza grande parte do processo, permitindo que o próprio cidadão preencha os dados online e envie uma versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. A etapa presencial, ainda obrigatória, fica restrita à coleta biométrica de digitais e fotografia, feita mediante agendamento. O modelo tradicional de agendamento presencial continua disponível para quem não atende aos critérios do novo sistema.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!