Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NO ESCURO

Iluminação precária gera reclamações de moradores de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Problemas são recorrentes em diversos pontos da cidade e incomodam a população

A precariedade da iluminação de diversas ruas de Santa Cruz do Sul tem gerado reclamações de moradores, mais intensas nesta primeira quinzena de julho. Muitas das queixas foram enviadas à Rádio Gazeta por meio do WhatsApp. São vários pontos espalhados pela cidade. Linha João Alves, Linha Santa Cruz, Santa Vitória, Senai e Aliança são alguns dos exemplos. No Acesso Grasel e na Rua Capitão Pedro Werlang, fios da rede elétrica foram furtados recentemente.

O morador Leandro Fonseca afirma que já comunicou a Prefeitura há dois meses sobre a escuridão na Rua Farroupilha, no Bairro Senai. Segundo ele, nada foi feito. “Além disso, são muitas árvores. Então aumenta a escuridão, o que gera insegurança nos moradores”, explica. De acordo com Fonseca, muitas lâmpadas ficam acesas durante o dia e desligam ao anoitecer.

Em entrevista à Rádio Gazeta na última segunda-feira, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, informou que foram instaladas 1,7 mil lâmpadas de LED em Santa Cruz do Sul no primeiro semestre deste ano. Para o segundo semestre, está prevista a instalação de duas mil. O total é de 22 mil lâmpadas. “A vida útil dessas lâmpadas é maior, além de ser um modelo mais eficiente. Uma cidade mais iluminada é mais segura. Tem tudo a ver com a redução de criminalidade, o que pretendemos”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Moradores reclamam dos furtos de fios no Higienópolis

Oltramari reconheceu que há atrasos na substituição de lâmpadas. Dos nove eletricistas que estavam atuando em dezembro do ano passado, apenas três continuam. Três estavam afastados por questões de saúde e os outros seis saíram e serão substituídos somente em agosto, por questões legais. “Estamos com serviços em atraso e buscamos minimizar isso”, resumiu.

Algumas das lâmpadas instaladas já estão queimadas, fato que provoca reclamações da comunidade. Segundo Oltramari, todas serão trocadas por estarem no prazo de garantia. “São questões pontuais e estamos avançando para solucionar esses problemas”, ele garantiu. A média mensal é de 400 atendimentos para trocas de lâmpadas.

Publicidade

As forças de segurança estão atentas em relação aos furtos de fiação, de acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana. Para a gestão da iluminação pública, será aberta uma licitação para contratação de uma empresa em até 40 dias.

LEIA TAMBÉM: Ladrões furtam fiação elétrica e deixam estacionamento às escuras

FURTO DE FIOS

O secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, disse nessa quarta, 14, em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback no programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, que a administração municipal tem conhecimento do grande número de queixas sobre problemas na iluminação pública que chegam à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

Publicidade

Observou que na sexta-feira à noite percorreu com a prefeita Helena Hermany 27 quilômetros de ruas pelo Centro e bairros, e viu as deficiências. Observa que, na maioria das ruas de grande movimento, já houve a troca das luminárias antigas pelas de LED. No entanto, um dos grande problemas é o furto da fiação. “É algo que não dá para explicar”, lamenta Hermany.

LEIA TAMBÉM: Vereador pede que comunidade denuncie furtos de fios da rede elétrica

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.