Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ONDA DE FRIO

Liga promove ‘Varal Solidário’, para auxiliar quem precisa de agasalhos

Quem tem sobrando, doa. Quem precisa, pega. Com este intuito, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz está promovendo um Varal Solidário, no estacionamento do Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery. A iniciativa começou nesta quinta-feira, 29, e segue nos próximos dias, enquanto durarem os itens disponíveis para doação.

Segundo a presidente da Liga, Michele Henn Waechter, a ação foi motivada pela onda de frio intenso que está atingindo a região. “Felizmente, nossa entidade tem recebido muitas doações de roupas e decidimos por compartilhar com todos aqueles que necessitam. Como circula diariamente uma grande quantidade de pacientes oncológicos no COI, de toda a região, muitos de baixa renda, tivemos a ideia do varal”, comenta.

LEIA MAIS: Prefeitura realiza campanha emergencial de doação de roupas para o frio

A presidente explica que a Liga possui mais de 200 pacientes cadastrados, todos com diagnóstico confirmado, residentes em Santa Cruz e de baixa renda. “Selecionamos as famílias que estão passando por maiores dificuldades neste cenário de pandemia e essas têm recebido alimentos, roupas, calçados e mantas de lã, confeccionadas com quadradinhos de tricô. As entregas são realizadas por um grupo de visitadoras voluntárias, diretamente na casa dos pacientes.”

Mesmo com esta distribuição, a entidade ainda possui grande quantidade de roupas, calçados, gorros de lã, cachecóis e lenços disponíveis para doação. Foi assim que surgiu a ideia do varal. “Solicitamos autorização do Hospital Ana Nery, que prontamente apoiou nossa iniciativa. Montamos a estrutura em um local aberto e de fácil circulação, para evitar a aglomeração de pessoas”, destaca Michele. A partir disso, novos itens serão expostos no varal diariamente. À tardinha, o material é recolhido para ser exposto novamente no dia seguinte.

LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz recebe doação de roupas de bebê

Desapego

Todas as doações recebidas passam por uma seleção. Parte é selecionada para os Desapegos promovidos pela entidade e o restante é encaminhado aos pacientes. Já foram realizadas duas edições, uma em outubro de 2020 e outra no início deste mês. Contando as duas, foi arrecadado quase R$ 8 mil. Um novo Desapego está previsto para acontecer ainda neste ano, no início do verão.

Todo o valor arrecadado é utilizado para auxiliar na compra de medicamentos que a Liga fornece aos seus assistidos, com um custo aproximado de R$ 4 mil/mês. As doações podem ser entregues diretamente na sede da Liga, localizada no Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

LEIA MAIS: Com o frio, abordagens são intensificadas em Santa Cruz do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.