Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Lojistas reclamam da demora nas obras do calçadão da Marechal Floriano

Foto: Alencar da Rosa

Após um longo período de paralisação, as obras do calçadão da Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, serão retomadas. A previsão da Secretaria de Planejamento e Orçamento é de que isso ocorra na próxima segunda-feira, 23, assim que for formalizado o contrato com a empresa Elo Construções e Instalações, sediada em Porto Alegre e vencedora da licitação com proposta de R$ 2,8 milhões. A informação revoltou os lojistas da Marechal Floriano, entre a 28 de Setembro e a Borges de Medeiros. Um grupo de dez empresários se reuniu no local na manhã dessa terça-feira, 16, para expor a insatisfação. Segundo eles, as intervenções, que devem durar até novembro, vão atrapalhar ainda mais as vendas do comércio e o acesso dos clientes aos estabelecimentos, em especial no fim de ano.

Além de não concordarem com a construção do calçadão e a retirada do estacionamento, eles afirmam que há falta de planejamento por parte dos órgãos responsáveis. A proprietária da Loja Casarão Verde, Janaina Mainardi, define a situação como descaso. A preocupação maior dela é que a obra se estenda por novembro e dezembro, prejudicando o lucro, que duplica neste período. “A falta de planejamento é visível, porque começaram uma quadra, não terminaram e foram para outra. E já estamos entrando para o segundo semestre. O medo é que ocorra o mesmo que no ano anterior – não bastasse o prejuízo ao longo do ano, fomos prejudicados nas vendas de Natal. Mais de um ano e a nossa rua segue no descaso, tem pó, terra e barro em dias de chuva, sem falar na questão da falta de segurança para o pedestre fazer a travessia.”

LEIA MAIS: Obras no calçadão da Floriano serão retomadas na próxima semana

Publicidade

Grupo de empresários se encontrou na manhã de ontem para expor a insatisfação com o que considera falta de planejamento

A intenção dos lojistas é marcar uma reunião com a Prefeitura para pedir que o projeto seja alterado, em especial na questão do estacionamento no local, como forma de facilitar o acesso dos clientes. “O calçadão deveria ser intercalado com estacionamento, assim como foi feito nas demais quadras. Estacionamento é uma necessidade da população. Precisamos ser ouvidos. Se não tem como voltar atrás, que modifiquem o projeto e deem vida novamente para a nossa rua. Estamos com prejuízos acumulados desde o início das obras”, diz Janaina.

LEIA MAIS: Obras no calçadão da Floriano serão retomadas na próxima semana

A proprietária da loja Don Juan, Simone May, também não concorda com a retirada do estacionamento, que acarreta redução de circulação de pessoas na rua. “O comércio precisa de circulação de pessoas. Diariamente, ouvimos de nossos clientes e das poucas pessoas que passam por aqui que estragaram a rua principal, estragaram o nosso cartão-postal”, destaca. No Saint Lager, o proprietário chegou a comprar e espalhar brita em frente ao estabelecimento, para melhorar o acesso dos clientes.

Publicidade

O que diz a Prefeitura

Por meio da assessoria, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, informou que foram realizadas três reuniões com os lojistas e que o cronograma de retomada da obra será seguido sem modificações. Projetada inicialmente para ser executada em cinco quadras, a revitalização e ampliação contempla agora apenas o trecho da Rua Tiradentes até a 28 de Setembro, que inclui as duas quadras já iniciadas. Além da redução no número de quadras, o projeto recebeu ajustes relacionados a drenagem, reforço de tubulação e revisão no orçamento final. A previsão é de que o calçadão da Floriano esteja concluído até novembro, quando será realizada a Christkinfest, tradicional festa de Natal do município.

LEIA MAIS: MP cobra Prefeitura e empresa sobre demora na obra do Calçadão

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.