Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SAÚDE

Mãe luta por cirurgia para o filho de 6 meses

Foto: Rafaelly Machado

Josiane com o filho Arthur: consulta em Cachoeira já foi desmarcada duas vezes

Arthur Pedra Rosin nasceu no ano passado, em 29 de julho, minutos depois da irmã gêmea, Milena. Diagnosticado com craniossinostose sagital, que provoca um alongamento e estreitamento do crânio – condição chamada de dolicocefalia –, o menino precisa de uma cirurgia para correção. O procedimento deve ser feito o mais breve possível, para evitar sequelas em relação à deformidade.

A família é moradora de Santa Cruz do Sul. A mãe, Josiane Pedra, está em busca do encaminhamento para a cirurgia, realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, porém, Arthur precisa de uma consulta com um neurologista em Cachoeira do Sul, município que é referência na área para a região. “Não consigo internação pelo SUS se fizer uma consulta particular. Não recebi sequer auxílio-maternidade. Estou desempregada. Não tenho como arcar com os custos”, relata Josiane.

LEIA MAIS: Santa Cruz vacina crianças de 9 anos contra Covid-19 a partir deste sábado

A consulta já foi desmarcada duas vezes. Agora, foi remarcada para 2 de fevereiro, às 13h30. A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul estava ciente da situação e aguardava um retorno da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que abrange Cachoeira do Sul. A 8ª CRS informou que consultas foram desmarcadas no setor de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) em razão de urgências no serviço, no início do mês. A vereadora Nicole Weber (PTB) também acompanha o caso.

Josiane já apresentou os laudos à Defensoria Pública para provar a necessidade de urgência. Quanto mais o tempo passa, mais problemas podem ocorrer no desenvolvimento cerebral. Ela espera que a consulta não seja desmarcada novamente. “Estou empenhada há seis meses nessa missão e só vou sossegar quando o Arthur estiver bem”, desabafa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.