Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

(Mc) Lanche infeliz

McDonald’s retira hambúrguer do cardápio após polêmica e denúncias

Empresa é acusada de propaganda enganosa por causa do McPicanha

O McDonald’s se envolveu em uma grande polêmica nos últimos dias, que gerou até pedido de esclarecimentos do Ministério da Justiça e mudança no cardápio. Tudo começou com denúncias feitas nas redes sociais sobre o novo lanche, chamado McPicanha, informando que o produto não teria o sabor anunciado nos comerciais da rede de fast food. A questão é que o hambúrguer em si não era feito de picanha, apenas um molho com este sabor integrava o lanche, que entrou no cardápio no início deste mês.

Por causa da repercussão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou o McDonald’s para que esclareça se a linha de sanduíches McPicanha é composta pelo corte nobre da carne bovina ou se contém apenas o molho com aroma de picanha. A empresa terá o prazo de 10 dias para enviar os esclarecimentos ao ministério, e caso não o faça, poderá ser alvo de um processo administrativo.“O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor”, disse o ministro Anderson Torres.

O ministério pretende analisar se a propaganda do produto induz o consumidor ao erro, já que, em sua composição, não há picanha. Por isso, o ministério solicita que a rede informe todos os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se, de fato, o consumidor foi informado sobre a falta da carne nobre na composição. Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, o ministério informou que existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: TSE regulamenta propaganda política no Brasil; confira as regras

O governo também solicitou esclarecimentos ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Já o Conar informou que abriu um processo no dia 26 de abril, a partir de reclamações feitas por consumidores, para verificar a veracidade da mensagem publicitária que foi veiculada pela empresa.

O Procon-SP também notificou a empresa para prestar explicações sobre a nova linha de sanduíches. Segundo nota divulgada pelo órgão na quinta-feira, 28, o McDonald’s deverá esclarecer, até o dia 2 de maio, a composição dos novos sanduíches e apresentar informações sobre a campanha publicitária.

Publicidade

Por meio de nota, o McDonald’s informou que retirou os sanduíches da linha McPicanha do cardápio de todos os seus restaurantes no Brasil. A empresa admitiu que o nome do sanduíche pode ter causado dúvidas no consumidor. “Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, disse a rede.

A empresa ainda divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que “vacilou” e que os sanduíches devem voltar ao cardápio com outro nome no futuro. Veja:

LEIA TAMBÉM: Ladrão usa bomba de chimarrão para arrombar janela de restaurante

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.