Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

DA TERRA E DA GENTE

Mensagens positivas

Em meio a tantas coisas nada boas, sempre há muitas interessantes e positivas, que merecem ser exaltadas.

Vi, por exemplo, nos últimos dias, e me chamou atenção, várias pessoas no Centro dirigindo-se a lotéricas com boleto e dinheiro vivo na mão, para efetuar o pagamento, sem preocupação com eventual furto que pudesse ocorrer. Certamente isso não ocorreria se a cidade não estivesse passando uma sensação de segurança aos seus moradores, o que é muito salutar e soma pontos valiosos para os índices de qualidade de vida em nossa terra, nestes tempos em que a insegurança tem sido tema recorrente no País.

***

Ouvi, há poucos dias, ao almoçar em restaurante do bairro onde resido, com comida caseira e preço acessível, um menino pronunciar uma frase que é difícil sair da boca das crianças: “A comida estava muito boa”. Ele desocupava mesa, junto com mais dois irmãos, que, ao lado dos pais, acabavam de fazer a refeição juntos, e demonstravam um comportamento também não mais usual, em que cada qual revelava um respeito e uma educação dignos de louvor. Não resisti em cumprimentar os pais pela maneira como conseguiram educar os filhos em meio a tantas dificuldades que se enxerga e se enfrenta, com maior intensidade nos dias de hoje.

***

“Este lixo não pode ficar aí no chão. Vou pegar e botar na lixeira.” A frase foi dita por meu neto, Bernardo, de três anos e pouco, ao sair comigo na calçada em frente ao apartamento para onde se mudou há poucas semanas, e me convidar para “uma volta-caminhada”. Como sou caminhante, fiquei muito feliz em receber tal convite do neto e, ainda mais, com a atitude dele diante de sacos plásticos que viu espalhados no chão. Não sei se ele aprendeu isso na escolinha, dos pais ou mesmo dos avós, que têm uma preocupação especial com esse aspecto, mas sei que me alegrei muito com essa iniciativa infantil de tanta importância e que traz esperança para o futuro de uma cidade sempre reconhecida por sua limpeza, onde muitos adultos deixam a desejar nesse aspecto e precisamos enaltecer exemplos, ainda mais quando vêm dos pequenos.

Diante dessas belas experiências vividas em nosso dia a dia, em nossa terra e com nossa gente, não há como não divulgá-las e, dessa forma, manifestar a surpresa positiva e o contentamento que geram. Ao mesmo tempo, as boas maneiras expressas por nossas crianças trazem ânimo especial e renovam esperanças para o mundo em que vivemos, que tantas vezes nos dá motivos de desesperança. Começando por mim, sempre mantenho a fé nas pessoas, por mais imperfeições que todos nós apresentamos, e os singelos fatos que presenciei são o sinal vivo de que esse sentimento tem respaldo e tem futuro, o que é muito bom.

LEIA MAIS COLUNAS DE BENNO KIST

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.