Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

DECORAÇÃO

Mesa posta: servir também é uma arte

Foto: Alencar da Rosa

Sem dúvida, o aroma e o sabor da comida são imprescindíveis para assegurar uma boa experiência gastronômica. A composição da mesa, a harmonização da decoração, em conjunto com pratos, talheres, copos e taças, tem um valor significativo. Isso porque, afinal, a visão é o primeiro sentido a ser estimulado. Não à toa, a expressão “comer com os olhos” é bem popular.

A importância da apresentação, desde a escolha de louça, talheres, decoração, faz toda a diferença na experiência de bem receber. A mesa posta enriquece momentos especiais, como jantares ou almoços comemorativos, mas também pode ser utilizada no cotidiano, deixando refeições mais convidativas e requintadas. Às vezes, a dúvida surge na hora de compor a mesa: o que devo utilizar? Isso depende da ocasião e da refeição, pois cada tipo de experiência pede detalhes específicos.

De um modo geral, alguns itens são curingas e normalmente utilizados. A toalha de mesa é um item padrão, cores claras são as mais indicadas, mas nada impede de utilizar um tom mais forte ou estampado. Jogos americanos servem de apoio para talheres, copos e taças. Já o sousplat sustenta apenas o prato e pode ser utilizado sozinho ou em conjunto com a toalha de mesa.

Segundo a dona Marlise, proprietária da loja Edelweiss, montar uma mesa bonita é muito democrático. Pode ser com vários acessórios e incrementos, ou uma mesa simples e com poucos elementos, sem deixar de ser charmosa. Há opções de pratos de acordo com o alimento servido, assim como talheres: o conjunto básico de faca, garfo e colher é padrão, mas inserir talheres próprios para peixes e carne vermelha é um diferencial interessante.

As taças e os copos seguem a mesma linha. As regras de etiqueta definem três tipos de taça: para vinho tinto, branco e para água. Precisa de todas elas? Isso vai depender do menu, mas, para garantir, tenha ao menos a taça de água e uma para um tipo de vinho, seja branco ou tinto. A mesa pode ser composta também com a taça para espumante, caso haja necessidade.

Os guardanapos de tecido ou linho trazem um toque de elegância. Lembre-se que os detalhes fazem a diferença. Se quiser deixar a mesa ainda mais bonita, utilize porta-guardanapos, eles dão charme e sofisticação. Vasos com flores ou plantas acrescentam alegria, leveza e requinte. Caso seja um jantar a dois, vale até pensar em castiçais com velas, proporcionando um clima romântico e elegante.

LEIA MAIS: Do mixer à panificadora: conheça eletrodomésticos que facilitam a vida na cozinha

Importante: você não precisa adquirir um novo jogo de louças, ou taças, mas pode utilizar os que já tem, compondo com acessórios diferentes. Quando for investir em acessórios para compor a mesa, pense nas coisas que pode fazer com os itens que tem, na ocasião e, sobretudo, compre algo de que você goste. Essas e diversas outras opções podem ser encontradas, por exemplo, nas lojas Edelweiss, Brincasa e Fácil Home Center, em Santa Cruz do Sul.

Fotos: Alencar da Rosa

Biofilia

Estampagem de frutas, plantas, flores e elementos que exaltem a natureza é a trend de 2022. A biofilia é traduzida como “amor às coisas vivas” e é um conceito que veio incorporado aos itens de decoração, moda e arquitetura. Na definição simples, é conectar seres humanos com a natureza, promovendo bem-estar e conforto emocional.

Abstratos

O mármore é um tipo de rocha metamórfica muito usada na arquitetura e, mais recentemente, a estampa começou a ser utilizada no mundo da moda e da decoração. Trazer esse efeito orgânico para a mesa ressalta o original, casual e elegante. O azul continua sendo uma tendência neste ano, pois une os conceitos de tecnologia e natureza. A sobriedade do cinza transmite calma e equilíbrio, representando o minimalismo e também o estilo mais clássico. Tons terrosos estão em alta: se gosta de uma decoração aconchegante e com cores mais quentes, essa paleta deve ganhar destaque nos ambientes.

Clássicos

O modelo clássico é sempre uma boa opção. Escolher um prato sem estampagem, ou com poucos detalhes, permite brincar com os demais itens da mesa. A escolha dos elementos define o estilo da decoração; por isso, atentar aos pormenores é primordial. Selecione talheres, copos e taças de acordo com a refeição que será servida; a montagem de uma mesa deve ser elegante, mas, acima de tudo, funcional.

LEIA TAMBÉM: Helena, Kelly, Bruna e Nicole: mulheres no poder

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.