Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRÁFICO

Metanfetamina: apreensão dessa quarta-feira foi a maior já feita em Santa Cruz

Foto: Cristiano Silva

Uma operação realizada pela Brigada Militar (BM) de Santa Cruz do Sul na manhã dessa quarta-feira, 4, resultou na apreensão de mais de 6 quilos de drogas e na prisão de um homem de 35 anos. A ação foi realizada por policiais da Força Tática (FT) no Bairro Castelo Branco, por volta das 10 horas, e foi um desdobramento de outra diligência efetuada pela mesma divisão da BM há duas semanas.

Na sexta-feira retrasada, 23 de julho, os PMs apreenderam 17,488 quilos de maconha, além de cocaína e outros ilícitos, em um depósito na Rua Passo Fundo, no mesmo bairro. Nesse dia, o principal alvo das buscas e suposto responsável pelos entorpecentes – um homem conhecido no mundo do crime pelo apelido de “Daia” – conseguiu fugir. Um adolescente de 17 anos foi apreendido.

LEIA MAIS: Polícia apreende drogas e prende suspeito no Bairro Castelo Branco

Publicidade

Desde então, um trabalho de coleta de dados realizado pelo Setor de Inteligência da BM identificou o local onde estaria o homem conhecido por “Daia”, que já possui antecedentes por tráfico de drogas, estupro e porte ilegal de arma de fogo. Por volta das 10 horas dessa quarta-feira, após receberem informações de que ele estaria portando uma pistola em frente a um ponto de venda de entorpecentes, na Rua Agudo, os policiais foram até o local.

Ao enxergar a viatura, o homem correu para dentro do ponto de tráfico, saindo pelos fundos em direção a outros pátios de residências próximas, não sendo mais localizado. Durante a perseguição, os policiais militares entraram no local e encontraram uma caixa com grande quantidade de maconha embalada a vácuo. Uma outra porção da droga, que estava em dois recipientes de vidro, era da chamada maconha “camarão”.

Trata-se de uma parte do narcótico que dificilmente é encontrada para venda, devido a seu alto potencial entorpecente. É a flor pura da planta de cannabis, com teor de tetrahidrocanabinol (THC) muito superior à maconha tradicionalmente vendida nos pontos de tráfico, que tem grãos e galhos triturados e prensados para o comércio. Ao todo, foram apreendidos 6,110 quilos de maconha na ação.

Publicidade

LEIA MAIS: Força Tática encontra mais de 17 quilos de maconha no Bairro Castelo Branco

Objetivo é tirar principal alvo de circulação

No ponto de tráfico, os PMs também localizaram porções de drogas sintéticas, sendo 175 selos de LSD, seis balas de ecstasy e 78,9 gramas de metanfetamina. Também apreenderam duas munições de fuzil calibre 762, uma de 38, uma de 44 e uma de 9 milímetros, além de R$ 416,00 em dinheiro, uma balança de precisão e embalagens para acondicionamento de drogas. Um homem de 35 anos, que se identificou como proprietário da residência, foi detido.

De acordo com os PMs que efetuaram a abordagem, ele relatou que a maconha vinha embalada, dentro de caixas, de Santa Catarina para Santa Cruz por meio de transportadoras. O proprietário do ponto de tráfico, com antecedente por posse de entorpecentes, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), assim como o material apreendido. Ao delegado Paulo César Schirrmann, o preso, que não teve seu nome revelado, negou que a droga fosse dele.

Publicidade

Foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz e irá responder por tráfico de drogas. Sobre “Daia”, o principal alvo das duas operações, o comandante da 1ª Companhia e chefe de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), capitão Rafael Carvalho Menezes, ressaltou que novas diligências serão realizadas. “Estamos sempre em constante movimentação, pois nosso objetivo crucial é tirar de circulação esse indivíduo que leva violência a nossa comunidade. Quaisquer informações podem ser repassadas de forma anônima pela população”, disse o oficial.

Metanfetamina reaparece no município

Ainda durante o flagrante, já na DPPA, investigadores da Polícia Civil foram acionados para analisar a qualidade dos entorpecentes, sobretudo para verificar a autenticidade das 78,9 gramas de metanfetamina – a maior quantidade já apreendida dessa droga em Santa Cruz do Sul. O entorpecente, em formato de cristais, raramente é encontrado pelas polícias.

Contudo, essa foi a segunda oportunidade, nos últimos 45 dias, em que a droga sintética foi localizada pelas forças de segurança. No dia 23 de junho, pela primeira vez, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apreendeu uma porção de metanfetamina em Santa Cruz. Na ocasião, no Bairro Santuário, foram localizadas 50 gramas.

Publicidade

LEIA MAIS: Polícia Civil prende quatro pessoas em operação contra o tráfico de drogas

“Essa aparição recente da metanfetamina nas apreensões é algo que nos traz preocupação, pois é uma droga que age com mais agressividade no ser humano, causando dependência, levando a problemas mentais e à prática de outros crimes. Estamos trabalhando para averiguar a origem dessa droga e o público-alvo, para tentarmos repreender os traficantes”, comentou o capitão Rafael Carvalho Menezes.

Dentre os itens apreendidos pela Força Tática, ainda chamou a atenção um drone que estava no ponto de tráfico. Não é a primeira vez que esse tipo de equipamento é localizado em operações policiais na região. No dia 13 do mês passado, a Polícia Civil de Vera Cruz localizou um aparelho do tipo dentro de um bar, no Bairro Cipriano de Oliveira, onde comercializavam-se entorpecentes. De acordo com o chefe de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar, a suspeita é de que o item esteja sendo utilizado para monitorar a movimentação da polícia nas proximidades das bocas de tráfico.

Publicidade

“A incidência recente de apreensões desses equipamentos indica que os criminosos podem estar os utilizando para monitorar as forças de segurança, com levantamento aéreo do entorno dos pontos de traficância. Também trabalhamos com a hipótese de que essas ferramentas sejam utilizadas para levar drogas para dentro de presídios, como já identificamos junto à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires”, comentou Rafael Carvalho Menezes.
Segundo o capitão, será verificada agora a possibilidade de o drone ficar à disposição da Brigada Militar, para ser utilizado pelo Setor de Inteligência durante o trabalho de combate à criminalidade.

LEIA MAIS: FOTOS: casal é preso por tráfico de drogas em Vera Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.