Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

FRIO INTENSO

Municípios da região registram neve e chuva congelada nesta quarta-feira

Em Boqueirão do Leão, Bételen Reginatto registrou o fenômeno. Foto | Bételen Reginatto

Um fenômeno climático não muito comum no Vale do Rio Pardo inundou as redes sociais de fotos e vídeos nesta quarta-feira, 28. É que municípios da região registraram, por volta das 16 horas, 28, queda de neve e de chuva congelada. Moradores de cidades como Encruzilhada do Sul, Boqueirão do Leão, Passa Sete, Gramado Xavier, Herveiras e Sobradinho foram surpreendidos com a chegada do frio intenso e registraram tudo.

Boqueirão do Leão, por exemplo, teve chuva congelada no interior e no centro da cidade. Morador do município, Bételen da Rosa Oliveira Reginatto conta que nunca havia presenciado tal fenômeno. “Eu tenho 27 anos e é a primeira vez que eu vejo. Estava no interior a trabalho, na Estância Schimidt, e aconteceu de a gente ver, ficou uns 20 minutos e derreteu”, relata.

LEIA MAIS: Onda de frio: confira previsão dia a dia

Em Gramado Xavier, quatro localidades também tiveram queda de neve ou de flocos de chuva, o que não acontecia há cerca de dez anos, segundo informações da Prefeitura. Os locais foram Linha Pinhal São Francisco, Linha Silveira, Linha Gramado dos Francos e Linha Pinhalzinho.

Já em Passa Sete, na região Centro-Serra, chuva congelada com flocos esparsos de neve foi registrada na sede da Emater do município. Também houve registros em Sobradinho, no interior de Encruzilhada do Sul, na localidade de Ponta dos Vargas, e no interior e centro de Herveiras.

Ponta dos Vargas, em Encruzilhada do Sul | Foto: Lucia Machado/Jornal 19 de Julho/Divulgação

Segundo a marcação da Estação Meteorológica de Sobradinho a mínima desta quarta-feira foi de -2,2 graus, às 6h32. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia, grande parte da região registrou pontos com marcas negativas ao amanhecer, com muita geada em boa parte do Centro-Serra.

É normal nevar na região?

Conforme a MetSul Meteorologia, isso já aconteceu outras vezes, mas em um passado mais distante. A explicação é que na região central do Estado, a altitude não é tão elevada a ponto de fazer com a neve apareça de modo recorrente. Contudo, em situações de ação de massas de ar polar de grande intensidade, como a atual, as chances de nevar ou de haver chuva congelada aumentam.

Em virtude das condições climáticas, institutos de meteorologia alertam que ainda há chance de ocorrência de outros episódios de chuva congelada durante a madrugada no Vale do Rio Pardo, ou até mesmo neve. Para sexta-feira, 30, a previsão é de que os termômetros cheguem a um grau negativo, em Santa Cruz do Sul.

Colaboraram Nathana Redin, da Gazeta da Serra, e Caroline Garske, da Gazeta do Sul

LEIA TAMBÉM: Próxima semana terá frio intenso com mínimas negativas, geada forte e até neve no Estado

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.