Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MEMÓRIA

Os 20 anos da Orquestra de Concertos Lyra

Momento especial: a Orquestra Lyra, em 1968, na apresentação festiva que marcou seu vigésimo aniversário de fundação | Foto: Arquivo de Décio Lau

Fundada em 12 de julho de 1948, a Orquestra de Concertos Lyra foi uma das mais importantes divulgadoras da cultura musical de Santa Cruz. Ela iniciou com 38 integrantes, dirigidos pelo fundador e regente Lindolfo Rech (1916-2011). Sua primeira apresentação ocorreu em 7 de dezembro de 1948, na abertura dos festejos dos 50 anos da Sociedade Ginástica.

Em 1968, a Lyra realizou apresentação para comemorar seu 20º aniversário. Na ocasião, os músicos que acompanharam a orquestra desde sua fundação receberam uma homenagem especial. O leitor Décio Lau guarda a foto dos integrantes daquele ano, entre eles o seu pai Lindolfo Lau, que era flautista.

Sentado, bem à direita, está o jovem violinista Mauro Rech, filho de Lindolfo. Em 1973, ele ingressou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, onde permanece até hoje como primeiro-violino. Também é professor do Conservatório de Música da Ospa.

Integrantes da Lyra em 1968

Maestro: Lindolfo Rech
Pianista: Helena Pastchkowski
Violinos: Eugenio Kaempf, Lothar Wuensch, Henrique Lamberts, Edwino Bencke, Alfredo Quatke, Edgar Schuler, Rudy Klarmann e Mauro Rech
Viola: Albino Molz
Violoncelo: Edgar Harth
Flautas: Lucio Bauermann e Lindolfo Lau
Rabecão: Armando Schuh e Edwino Brandemburg
Tímpanos: Lídio Frantz
Pistões: Antonio Linhares e Manoel Jaci da Silva
Corne: Giovani Kaufmann e Ilgo Hunger
Trombone: Carlos Stoll
Clarinetes: Eugenio Assmann e Arnoldo Jost
Fonte: Décio Lau

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.