Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

FIQUE POR DENTRO

Passo a passo: saiba como baixar e imprimir o documento do veículo

Foto: Naiara Silveira

Documento pode ser impresso ou acessado pelo aplicativo

Uma novidade implantada pelo Detran/RS neste ano vem causando transtornos e dificuldades a muitos proprietários de veículos no Rio Grande do Sul. O órgão não encaminha mais o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em formato físico para os motoristas, como ocorria até o ano passado.

Agora, para obter o documento dos automóveis é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível nas plataformas Apple e Android, que já é utilizado por quem possui a Carteira Nacional de Habilitação digital. Para quem não tem smartphone ou prefere a versão impressa, a alternativa é acessar o Portal de Serviços do Detran e realizar a impressão por conta própria (veja abaixo).

Atualmente a maioria dos serviços públicos disponíveis na internet utiliza um cadastro único do governo federal, que pode ser criado na página www.gov.br. A partir disso é possível acessar dados e solicitar serviços e documentos em diversos órgãos públicos ou delegados.

LEIA MAIS
Documento de propriedade de veículos passa a ser digital no país
Saiba como obter a versão digital do documento do veículo

PASSO A PASSO

Para imprimir o documento do veículo em casa, basta seguir os passos a seguir:

1 – Acessar a página serviços.detran.rs.gov.br e inserir o CPF e a senha cadastrada anteriormente;

2 – Na seção “Meus veículos”, clicar em Consultas adicionais;

3 – Localizar o veículo que deseja e clicar no botão azul, “Obter ou imprimir CRLV-e”;

4 – O serviço será redirecionado para o Portal do Denatran. Agora, na coluna à esquerda, clique em “Baixar CRLV”. Será necessário informar o código Renavam, a placa e o código de segurança existente na parte superior direita do Certificado de Registro do Veículo (CRV, o antigo DUT, preenchido na hora da venda do veículo);

5 – Clique no link que remete ao veículo cujo documento você deseja imprimir;

6 – Baixe o arquivo “CRLVDigital.pdf” que foi gerado na página;

7 – Faça a impressão em uma folha A4 branca, em preto e branco.

Saiba mais

A impressão pode ser feita em casa ou em qualquer lugar de preferência do usuário. Em alguns municípios, os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) também prestam esse serviço, a um custo fixo de R$ 8,30 por documento.

No caso dos veículos de empresas, registrados para pessoa jurídica, essa impressão só está disponível para as que possuem Certificado Digital, ou presencialmente no CRVA. Tanto o documento digital disponível no smartphone como o impresso por conta própria tem validade e podem ser apresentados em qualquer situação exigida. A validação ocorre por meio do código QR.

LEIA MAIS
Pagamento do IPVA em fevereiro dá desconto de até 21%
Detran deve reduzir taxa de licenciamento em pelo menos 10%
Especialista alerta sobre cuidados no uso do QR Code

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.