Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

estelionato

Homem é preso ao tentar aplicar golpe em mãe de policial militar

Um estelionatário se deu mal na tarde desta terça-feira, 19, ao tentar aplicar um golpe na residência de uma idosa de 75 anos, no centro de Santa Cruz do Sul. O fato é que o filho dela é um policial da Força Tática, da Brigada Militar (BM), e identificou a abordagem criminosa, antes que ela pudesse ser lesada. O caso aconteceu por volta das 12h30.

A mulher recebeu uma ligação de um golpista se dizendo funcionário de um banco, afirmando que o cartão de crédito dela havia sido clonado e já havia sido feito uma compra de R$ 3,9 mil nele, em Porto Alegre. Para bloqueá-lo, o estelionatário pediu alguns dados da idosa, como nome, idade, CPF, endereço, agência e número da conta e do cartão, bem como a senha numerada e de letras.

LEIA MAIS: Brigada Militar de Sobradinho prende homem por tráfico de drogas

Depois disso, para indicar a veracidade dos fatos, o homem disse para ela desligar o telefone e ligar para o número 0800 que estava atrás do cartão dela. Como a ligação foi feita para o telefone fixo da vítima, ao desligar, a linha ficou ativa pelos criminosos, e quando a mulher ligou para o 0800, na verdade começou a falar com um segundo golpista, que disse que pessoas já haviam caído nesse suposto golpe e que o cartão havia sido clonado em Santa Cruz do Sul.

Para confirmar que efetuaria o bloqueio do cartão, o estelionatário disse que a idosa deveria escrever uma carta de próprio punho, afirmando que não havia realizado a suposta compra e entregar junto do cartão a um funcionário que passaria na casa dela, na sequência. Com conhecimento das ações de estelionatários, o policial, que estava próximo da mãe, desconfiou da abordagem ao telefone. Quando o golpista chegou no local, foi o PM quem o recebeu na porta e acabou o indagando sobre as informações.

LEIA MAIS: Brigada Militar zera ocorrências na 36ª Oktoberfest

“Ele não soube me repassar mais detalhes, disse que era da cidade, depois que era de São Paulo, passou nome falso. Vi logo que se tratava de um golpe e conseguimos fazer a prisão com o apoio de uma guarnição que foi acionada”, afirmou o policial militar ao Portal GAZ. Mais pessoas estavam em um veículo Chevrolet Celta branco, nas proximidades da rua, esperando o criminoso. Mas quando viram a abordagem da BM, fugiram.

O homem preso tem 27 anos e foi conduzido ao Hospital Santa Cruz (HSC) para exame de lesões e, em seguida, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No local, o auto de prisão em flagrante foi lavrado pela delegada Raquel Schneider por tentativa de estelionato majorado, com a majorante – dispositivo que pode ampliar a pena – sendo pelo fato de ter cometido o delito contra uma pessoa idosa. Por fim, foi encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

Máquinas encontradas em hospedagem

Após o flagrante, a delegada Raquel deu sequência à investigação e identificou, a partir de dados, o local onde o suspeito estava hospedado. Com isso, foi solicitado um mandado de busca e apreensão ao Judiciário, que foi deferido e cumprido por uma equipe da DPPA. No local, no Bairro Avenida, foram encontradas máquinas de cartões de crédito que, conforme a delegada, são indícios da atividade ilícita do suspeito de 27 anos. “Identificamos ainda uma sequência de hospedagens onde havia ficado e uma pré-reserva para outros locais, em cidades até de fora do estado”, salientou Raquel. A investigação do caso ficará a cargo da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP).

LEIA MAIS: Brigada Militar prende casal paulista que aplicava golpes em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.