Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DA LAVOURA À INDÚSTRIA

Por Dentro da Safra: chuva foi providencial em toda a região

Crédito: Giovane Luiz Weber/Divulgação/GS

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com uma chuva muito boa, muito bem-vinda, depois de dias com temperaturas muito altas e abafamento. Até a meia-tarde de segunda-feira, 17, em nossa localidade havia chovido em torno de 65 milímetros.

No domingo ao final do dia, até houve a ameaça de temporal, com ventos fortes e relâmpagos, mas no final das contas não causou maiores problemas na região. Houve, sim, tempestades no Sul do Estado, onde a situação foi mais preocupante. A chuva foi providencial para que se amenizasse o quadro de estiagem de janeiro e fevereiro, pois a umidade faz bem para todas as culturas nas lavouras, em especial a adubação verde e a pastagem, e para recuperar em parte os níveis de açudes e de reservatórios.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: Mais uma semana com altas temperaturas

Publicidade

Adubação verde finalmente poderá brotar

A chuva nos devolve a esperança de que finalmente a adubação verde, já semeada, e em alguns casos até ressemeada, possa brotar. Havíamos feito uma análise do solo bem completa para identificar as variedades mais apropriadas e o manejo correto para uma plena recuperação da fertilidade. Nos recomendaram que fosse incorporado mais um tipo de adubo, o que estamos fazendo na foto acima, prevendo o plantio do tabaco para a safra 2025/26.

Alan Toigo/Divulgação/GS

No caso da foto, tirada antes mesmo da Expedição Os Caminhos do Tabaco 2025, na semana passada, estamos preparando os camalhões para o plantio das mudas de tabaco. Ali distribuímos o fertilizante que nos foi recomendado. Esperamos que com a chuva a adubação verde possa germinar, formando a palhada que cobrirá o solo na hora do plantio, depois de dessecada. Estamos com cerca de 40% dos camalhões prontos. E planejamos a semeadura neste ano para abril, com semente de tabaco para ciclo longo.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: clima ameno e perfeito para as culturas

Publicidade

Hora de agilizar a classificação do tabaco

Com as chuvas do domingo e de ontem, passamos a ter novamente umidade suficiente para lidar com o tabaco armazenado nos galpões. O tempo seco dificulta muito o manuseio das folhas, que assim quebram ou se rompem. Agora, já podemos novamente nos dedicar à separação das classes e ao enfardamento, como mostro na foto ao lado. A expectativa é de poder comercializar uma parcela da produção, até para saldar algumas contas associadas com a nossa atividade. Da mesma forma, em toda a região as famílias agora se dedicam a agilizar a classificação e a venda da safra.

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.