Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Por Dentro da Safra: dias seguidos com intensa cerração

Olá! Tudo bem? Iniciamos a semana entrando na metade do mês de julho e ontem à tarde voltamos a ter sol aqui na propriedade. Na última sexta-feira, no sábado e no domingo tivemos esse clima nebuloso o dia inteiro, algo que realmente só acontece no inverno rigoroso. E nessa segunda-feira ficou mais uma vez fechado até o meio-dia. Porém, depois apareceu o sol e a gente aproveitou a luminosidade. Os trabalhos esta semana se concentram no replantio do tabaco, poda das mudas e afazeres na propriedade, com a construção da nova obra. O clima mais seco favorece isso. Aguardamos pela chuva, prevista para os próximos dias, para, então, na outra semana iniciar o plantio de mais uma leva de tabaco.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: semana boa para os trabalhos na lavoura

Danos na lavoura com o frio no Paraná

A geada nos últimos dias causou grandes transtornos ao tabaco no município de Medianeira, no Paraná. A plantação estava bonita, mas o frio intenso queimou as folhas. Agora tudo tem o seu tempo. Como é um cultivo da variedade comum, com bastante folhas, os pés vão produzir novas. Mas os reflexos ficam. As folhas baixas estão queimadas, com perda de peso e de qualidade. No entanto, se tudo der certo e o clima colaborar daqui para frente, dará para aproveitar muitas folhas bonitas ainda na copa. Isso é a agricultura, uma empresa a céu aberto, e o produtor precisa ter paciência após alguma intempérie para ver as lavouras se recuperarem aos poucos.

Publicidade

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: a volta do sol, mas com muito frio

Maior desfile de máquinas agrícolas

No domingo aconteceu o desfile de máquinas agrícolas em Irineópolis (Santa Catarina), um dos maiores, se não o maior, do País, com a participação de quase mil tratores. Na foto, Cleiton Antônio Kostulski e a esposa Bruna, com o filho Arthur e a enteada Katiane, da localidade de Pé da Serra. O casal é produtor de tabaco, como a grande maioria de lá, e se orgulha da sua atividade. Na propriedade cultivam 60 mil pés de tabaco. As sementes estão na fase de germinação, com plantio previsto para setembro, mas a ideia é adiantar 15 mil pés em agosto. Além disso, plantam milho para subsistência. E neste período do ano, as atividades basicamente se concentram na organização da propriedade.

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: depois do sol, volta a chuva?

Publicidade

Na luta em defesa do setor

Na semana passada, estivemos em Brasília acompanhando a audiência na Câmara dos Deputados, no movimento para que o Brasil adote uma postura equilibrada na 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11), que ocorrerá em novembro, em Genebra, na Suíça. Agradecemos o apoio que recebemos de mais de dez deputados federais, juntamente com deputados estaduais, vereadores, prefeitos, vices, secretários de Agricultura e de entidades e pessoas comuns que estiveram lá dos três estados defendendo a produção, tão importante, sobretudo para o sul do Brasil. Algumas pessoas lá se manifestaram contra o cigarro e a fumicultura. O setor se prepara para a defesa do cultivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.