Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com clima seco, depois de uma chuva de 25 milímetros de sábado para domingo. A segunda-feira, 16, começou com cerração, mas o sol brilhou na parte da tarde. No entanto, a chuva retornou ao Estado nesta terça-feira, 17.
Esperamos que o tempo não venha a causar muitos transtornos, pois tudo já é expectativa para iniciar o plantio do tabaco da nova temporada. Fizemos a aplicação de defensivo pré-emergente em uma das lavouras, que agora precisa ficar em descanso por dez a 15 dias, e então começaremos a transplantar a primeira parcela das mudas, que crescem com muito vigor.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: sol depois da forte chuva
Publicidade
Mudas crescem firmes e fortes na safra
As mudas de tabaco nessa safra crescem fortes e sadias, como se pode ver na foto acima. O tempo tem colaborado para tanto, com menos frio e dias mais ensolarados, que favorecem o crescimento, ao contrário do que ocorreu no ano passado. Assim, elas estarão perfeitas para o plantio, também com boas perspectivas de se fixarem rapidamente no solo e iniciarem o crescimento. Também estamos fazendo os tratamentos recomendados, em sua maioria com produtos biológicos, para que elas permaneçam sadias, sem risco de doenças ou ataques de pragas.

É tempo de fazer a lenha para esse ciclo
Enquanto o plantio do tabaco não se inicia, e as demais tarefas de lavoura estão bem encaminhadas, aproveitamos a entressafra para fazer a lenha de eucalipto que usaremos para a cura das folhas. Nesta semana, conforme o tempo permita, seguiremos fazendo o corte de algumas árvores de eucalipto das que plantamos em nossa propriedade, já com fins energéticos, como se pode ver na foto acima, onde estou junto de um dos troncos que derrubamos. Costumamos utilizar cerca de metade de lenha de nossa própria área de florestamento, e compramos a outra metade, para suprir as nossas necessidades. A lenha é toda de espécie autorizada, no caso o eucalipto, pois o uso de espécie nativa é completamente vedado.
Nesta semana faremos visita a Agudo
Na quinta-feira, 19, conforme o clima permitir, eu e o Alan Toigo, colega da página Fumicultores do Brasil, pretendemos visitar Agudo para conferir planejamento e estrutura de uma propriedade rural.
Publicidade