Olá, pessoal! Tudo bem? Estamos na metade de maio e a partir de agora muitas tarefas precisam ser agilizadas nas lavouras a fim de preparar o terreno para a próxima temporada. De um lado, é preciso fazer a colheita de grãos, de maneira que esses espaços possam ser utilizados com as culturas de verão; de outro, é também chegada a hora de realizar procedimentos de preparo da terra, já de olho no plantio, logo adiante. Em nossa propriedade, nesta semana certamente teremos de fazer a primeira poda em um dos canteiros de mudas de tabaco, deixando-as firmes e fortes para o momento de iniciar o transplante.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: sol depois da forte chuva

Milho assegurado para o trato dos animais
Em toda a região, produtores dedicam-se a concluir a colheita do milho em suas lavouras. Na foto acima, estamos eu, meu pai, seu Aloísio, e o nosso vizinho, seu Nestor Hentschke, que costuma nos auxiliar em algumas tarefas. Na carroça está parte dos grãos que colhemos e teremos à disposição para alimentar os animais, assegurando a nossa subsistência. Seu Nestor também planta área com esse cereal e temos o costume de nos auxiliar mutuamente, inclusive para que juntos possamos fazer a debulha. Nas pequenas propriedades, que não chegam a plantar muitos hectares, nem sempre é válido apelar para máquina colheitadeira. Assim, ainda fazemos a colheita no modelo tradicional, de forma manual.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: mais uma temporada do tabaco se inicia

Milheto vai garantir palhada para a safra
Se em uma frente colhemos o milho, em outra tarefa fizemos a derrubada do milheto que havíamos plantado como cultura de cobertura do terreno na entressafra. Esse milheto, esperamos, vai gerar boa palhada a fim de contribuir para a proteção do solo e aumentar a matéria orgânica. Por conta do verão muito quente e seco, com pouca chuva, essa cultura não se desenvolveu plenamente, como poderia e como ocorreu em anos anteriores. Essa é uma de nossas melhores lavouras, tendo sempre alcançado excelente produtividade nas últimas safras, com ótimo desempenho do tabaco. Com o reforço na adubação orgânica, fazemos votos de que novamente consigamos boa safra.
A expectativa é de que em dois meses esse milheto esteja seco e já apodrecendo, de modo a assegurar boa fertilidade. Essas medidas são essenciais para que o agricultor tenha o solo fértil e protegido, condição fundamental para o sucesso na agricultura.
Publicidade