Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUMICULTURA

Por dentro da safra: uma semana de muito frio e geada forte

Olá, pessoal! Tudo bem? Pela previsão da meteorologia, teremos enfim uma semana de tempo bom, com a volta do sol, ainda que com frio, porque, afinal, estamos no inverno. Mas é importante que tenhamos tempo firme até para agilizar as tarefas de lavoura, em preparação para iniciar o plantio do tabaco, a partir da metade do mês. O frio intenso e as geadas que se formaram na semana passada acabaram causando estragos em várias regiões, como se pode ver na plantação de tabaco em Medianeira, no Paraná, na foto em destaque, acima. Ali, os prejuízos são enormes, porque essas plantas tendem a não se desenvolver mais dentro da normalidade, e a safra está comprometida. Em nossa propriedade, na localidade de Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul, tivemos geada na segunda-feira da semana passada, mas não com tanta intensidade. Após isso, a neblina e a cerração nas primeiras horas da manhã de certo modo impediram a formação de novas geadas.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: o frio chegou para valer na região

Cobertura verde para proteger bem o solo

Enquanto não chega o momento de iniciar o plantio de tabaco em nossa propriedade, seguimos com os preparativos para o novo ciclo. A foto abaixo é de uma de nossas lavouras, ainda com a cobertura verde, de aveia, que pretendemos dessecar nos próximos dias. Nessa mesma área já havíamos semeado crotalária e feijão-de-porco, que foram incorporados. A aveia se atrasou no desenvolvimento, pois quando fizemos a semeadura demorou quase um mês até vir a chuva que permitiu a germinação. Menos mal que havíamos incorporado a semente ao solo, do contrário teria ressecado ou até sido devorada por pássaros ou formigas. Mesmo que não tenha brotado logo, ainda assim garante boa massa verde e também ajuda a proteger a terra nesse período de chuvas e frio.

Publicidade

Tudo pronto para começar mais uma safra

Agora estamos perto do momento de iniciar o plantio de tabaco. Meus pais devem começar o transplante ao final da próxima semana, enquanto eu e minha esposa Louvane pretendemos começar a plantar a partir do dia 20. Já fizemos a terceira poda em um canteiro de mudas, e os demais canteiros podamos duas vezes. Se for necessário, poderemos até fazer uma quarta poda. Está tudo dentro do planejado. Meus pais, que vão começar o transplante antes, inclusive já colocaram o adubo nos camalhões, também com o calcário de cobertura. Enfim, tudo pronto para mais uma safra!

LEIA MAIS: Por dentro da safra: tabaco crescendo e tabaco sendo plantado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.