Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Prefeitura anuncia auxílio emergencial para setores de eventos e turismo

Foto: Alencar da Rosa

A Prefeitura de Santa Cruz confirmou nesta terça-feira, 15, que está em estudo a implantação de um programa de auxílio emergencial municipal voltado aos setores de eventos e turismo. Antes de definir o formato do benefício, o governo fez um chamamento para que empresas e profissionais façam um pré-cadastro junto ao site do governo.

Os dois segmentos são os que mais sentiram os impactos das restrições de circulação e da perda de renda da população em função da pandemia. “Os eventos estão proibidos e o turismo pouco trabalhou. Então, esses setores precisam de um apoio para respirar um pouco e, inclusive, para mostrar que o governo municipal está preocupado com eles também”, observou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins. O assunto começou a ser discutido a partir de uma demanda levada por empresários ligados a casas noturnas e agências de viagens.

LEIA MAIS: VÍDEO: empresas têm até dia 21 para se cadastrar no Auxílio Emergencial Gaúcho

O pré-cadastro inicia nesta quarta-feira, 16, e terá prazo de 10 dias. Com base nesses dados, o governo pretende definir qual será o valor investido no programa e apresentar um projeto de lei à Câmara de Vereadores. “Hoje não sabemos quantas pessoas são, quantos empreendimentos são ou quantos empregos geram. A partir desse cadastro é que vamos ter uma previsão orçamentária”, acrescentou Martins.

LEIA MAIS: VÍDEO: Roberta Pereira e João Goerck comandam 36ª Oktoberfest e Feirasul

Os critérios para enquadramento no programa, bem como a forma do auxílio ainda não estão definidos. Uma das possibilidades avaliadas é de fazer na forma de edital de premiação, semelhante aos que foram lançados para artistas e agentes esportivos e que exigiam contrapartidas dos beneficiados. Outro é na forma de um aporte financeiro direto para os estabelecimentos, na linha do programa lançado pelo governo estadual.

No ano passado, empresários do ramo de eventos em Santa Cruz chegaram a realizar atos públicos para alertar sobre a situação do setor e cobrar flexibilizações nos protocolos sanitários. No início do ano, a Prefeitura lançou duas linhas de crédito para socorrer empresas afetadas pela pandemia.

LEIA MAIS:
Confira o pacote de medidas econômicas anunciado pela Prefeitura de Santa Cruz
Banco do Povo libera mais de R$ 1 milhão em 45 dias para socorrer empreendimentos

Saiba mais

Quem pode fazer o pré-cadastro?
Agências de viagens, assessorias de eventos, casas de festas e eventos, empresas de decoração e alugueis de equipamentos para eventos, guias de turismo, meios de hospedagem e transportadoras turísticas.

Qual o prazo para fazer o pré-cadastro?
O pré-cadastro inicia nesta quarta-feira e vai até o dia 25 de junho.

O que é preciso informar?
Serão solicitados dados como CNPJ/CPF, razão social, nome fantasia, canais de contato, número de colaboradores e faturamento nos últimos três anos.

Como fazer o pré-cadastro?
Para acessar o formulário, é preciso entrar no site da Prefeitura (santacruz.rs.gov.br) e clicar no botão “Pré-Cadastro Eventos e Turismo”, no alto da coluna à direita (a partir desta quarta-feira, 16). Depois, é só preencher os campos solicitados e enviar.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.