Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

PATRIMÔNIO

Prefeitura pretende transformar prédio do antigo Fórum em museu até 2024

Foto: Alencar da Rosa

Prédio do antigo Fórum de Santa Cruz, na Rua Tenente Coronel Brito, é tombado como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul

O prédio do antigo Fórum de Santa Cruz do Sul, na Rua Tenente Coronel Brito, em frente ao Palacinho da Prefeitura, segue fechado, mas há planos de transformá-lo em museu dentro dos quatro anos da atual gestão municipal. A última utilização do imóvel histórico foi em 2019, quando abrigou a Central do Mapa da Cidade. Antes, foi sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

De acordo com o titular da Secretaria de Cultura, Marcelo Corá, inicialmente a ideia é levantar os custos da obra para que o espaço seja reocupado. “O plano da Administração Municipal é baseado nas expectativas da comunidade. O governo elegeu, em cada pasta, projetos e obras principais, que terão fluxo prioritário e reserva de recursos. Um deles é o de Restauração e Revitalização de Bens Históricos, que envolve o prédio do antigo Fórum.”

Corá observa que a edificação inaugurada em 1903 tem importância histórica para o município e colaborou para o crescimento da cidade, sediando primeiramente o Colégio Distrital Santa Cruz; a partir dos anos 1950, o Fórum e, por fim, no início dos anos 2000, a Secretaria de Planejamento.

LEIA MAIS: Prédio do antigo fórum segue fechado no Centro de Santa Cruz

Estrutura centenária é parte do patrimônio histórico | Foto: Alencar da Rosa

Reformas estruturais

Para que a edificação possa abrigar o Museu Municipal, como são os planos da Secretaria de Cultura, são necessárias reformas estruturais. “O prédio passou por análise do setor de arquitetura da Secretaria de Planejamento em julho de 2017, e ela acabou gerando um laudo técnico que dará embasamento à reforma e à revitalização. A restauração já será feita visando a nova finalidade do prédio, para que possamos adaptar essa reforma ao novo propósito do espaço, que é transformá-lo no Museu Municipal”, frisa Marcelo Corá.

O prédio do antigo Fórum de Santa Cruz integra o patrimônio arquitetônico de Santa Cruz e é tombado como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul desde 2002, sendo avaliado em R$ 1,8 milhão. Para que não seja prejudicado pela ação do tempo, conforme o secretário, o prédio passa, quando necessário, apenas por intervenções pontuais, já que está fechado, sem presença de público.

Edificação precisa passar por revitalização para que possa ser transformada em museu | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Prefeitura decide desocupar prédio da Fazenda

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.