Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Memória

Primeira casa comercial

Prédio onde funcionava o estabelecimento ocupava toda a frente da Rua Júlio de Castilhos, entre a Floriano e a Deodoro

A primeira casa comercial de maior porte, na antiga povoação de Santa Cruz, pertenceu aos sócios Kaufmann & Hasslocher. Eles já possuíam um estabelecimento em Porto Alegre e, em 1861, abriram filial aqui. A informação foi obtida pelo saudoso professor Hardy Martin, que realizou a pesquisa no jornal Kolonie (escrito em alemão gótico). 

A loja foi instalada na esquina das atuais ruas Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro, onde hoje existe uma farmácia São João. Algum tempo depois, Kaufmann transferiu sua parte ao cidadão de sobrenome Hensel e a razão social mudou para Hasslocher & Hensel. Naquela época, ingressou na firma como empregado Philipp Heuser que, alguns anos depois, adquiriu a parte de Hasslocher, nascendo a Hensel & Heuser.

Em pouco tempo, o ex-empregado adquiriu também a parte de Hensel, surgindo a Casa Comercial Felipe Heuser & Cia. Ela era referência na região e, em 1893, participou da Exposição Internacional Columbiana, em Chicago (EUA). Com o crescimento, ampliou as instalações e ocupou toda a frente da Júlio de Castilhos entre as ruas Marechal Floriano e Deodoro.

Com o falecimento de Felipe, em 1905, a esposa dele assumiu a direção, junto com os filhos Heinrich e Alfred, nascendo a Heuser Irmãos & Cia. Lá era possível adquirir de tudo, como ferragens, louças, tintas, banha, cordas, cereais, querosene, gasolina, óleos lubrificantes, tecidos e outros. Além disso, representava as seguradoras Livonius, Nacional, Segurança Industrial, Phenix, Achen & Munich, Manheim e Internacional. Ainda foram agentes das companhias de navegação, como a Hamburg Südamerikaniche. 

A casa comercial Heuser Irmãos operou por 70 anos, encerrando as atividades no primeiros anos da década de 1930. Alguns funcionários atuaram por anos na empresa, entre eles José Jungblut (por 42 anos), Adolfo Pohl, Martin Voss, Heirich Ficht e Fritz Geske.

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.