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EDUCAÇÃO

Primeiro semestre de retorno das aulas presenciais é bem avaliado

Foto: Ronaldo Falkenback

Luiz Ricardo Pinho de Moura: escolas-padrão para qualificar o ensino em Santa Cruz

Respondendo por 29 mil alunos em 89 escolas de Ensino Fundamental e Médio de 18 municípios do Vale do Rio Pardo, o titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, avaliou positivamente o primeiro semestre de 2022, marcado pelo retorno às aulas presenciais na íntegra. Após o recesso de férias para os alunos, na segunda-feira que vem as direções, professores e funcionários receberão um grande número de estudantes para o início do segundo semestre.

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A 6ª CRE aproveitou o retorno dos alunos à sala de aula para realizar um estudo e conhecer melhor suas realidades. Após quase dois anos distantes dos educandários e trabalhando de forma online em casa, alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental passaram por uma avaliação, como destacou Moura em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9.

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Segundo ele, essa análise serviu para identificar o nível de aprendizagem com a qual esse estudante estava retornando. “Se eles estavam abaixo do básico, no básico, em um nível adequado ou avançado. A partir daí se deu todo o planejamento das nossas escolas”, disse. E ainda se ofereceu aos professores, principalmente de português e matemática em anos iniciais, o programa “Aprende Mais”. Ele é voltado à recuperação e aceleração de aprendizagem, para melhorar a prática em sala de aula.

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Novo Ensino Médio já é realidade

Com um currículo renovado e que promete aproximar o aluno da realidade do mercado e do mundo tecnológico, o Novo Ensino Médio foi instituído pela Lei 13.415, de fevereiro de 2017. Previa que as escolas deveriam ter sua programação repaginada até o fim de 2020, mas com a pandemia de Covid-19, o prazo foi estendido para o término deste ano.

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Para se adequar às demandas, a 6ª CRE investiu na formação dos professores nos primeiros seis meses do ano. Segundo Luiz Ricardo Pinho de Moura, o retorno às atividades presenciais foi um desafio extra na implantação do novo modelo.

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Ele ressalta que na região já havia dez escolas-piloto, e descreve como se iniciou o processo no Vale do Rio Pardo. No primeiro ano os alunos têm todos os componentes curriculares, que são de formação geral, como Física, Matemática, História, Geografia, mas também a presença de três componentes: o Projeto de Vida, a Cultura Digital e o Mundo do Trabalho.

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Uma das preocupações na instalação de um novo norte curricular é combater a evasão escolar. Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal, o número de alunos que abandona o Ensino Médio nas escolas gaúchas é o dobro da média nacional, chegando a 10,21%.

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Santa Cruz tem duas escolas-padrão na rede estadual

Apresentado pelo governador Eduardo Leite em 2021 com um orçamento de R$ 1,2 bilhão, o programa Avançar na Educação criou 56 escolas-padrão em diferentes regiões do Estado. Os educandários serviriam de modelo para adequar os espaços físicos aos estudantes de todo o Rio Grande do Sul. Duas escolas foram selecionadas na área da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, ambas em Santa Cruz do Sul: José Wilke, no Bairro Avenida, e Nossa Senhora da Esperança, no Santa Vitória. Elas irão passar por uma reestruturação, segundo Luiz Ricardo Pinho de Moura.

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Na José Wilke, o refeitório está na mesma área coberta onde os alunos ficavam. “Agora eles terão uma secretaria, um refeitório, uma biblioteca, que também era dividida com uma sala dos professores. O mesmo acontece na escola Esperança. Numa única área estão a cozinha, refeitório, secretaria e direção. Então a gente procurou melhorar.” Haverá mobiliário diferente para receber o aluno, bem como dar condições de uma sala para os professores, para a orientação educacional e para a supervisão.

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O coordenador da 6ª CRE lembrou ainda que pretende, até o término de sua gestão, no final do ano, deixar encaminhado pelo menos o início das obras na Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica. O educandário sofre com as condições precárias de seu prédio desde 2012, quando o bloco principal foi demolido em virtude de rachaduras na estrutura.

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O edital de chamamento para que empresas interessadas apresentem propostas para construção de um novo bloco ao governo do Estado já foi publicado e se encerra no dia 11 de agosto. Após o prazo, o governo analisará qual empresa apresentou a melhor proposta, com o preço mais baixo e seguindo padrões estipulados, para dar início à construção do novo prédio, que terá 1.532 metros quadrados.

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