Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AMBIENTE

Programa Troca Solidária é lançado no Bom Jesus; entenda como funciona

Foto: Alencar da Rosa

Com o objetivo de conscientizar a população para a preservação do ambiente e qualificar a alimentação das comunidades mais vulneráveis, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul lançou o programa Troca Solidária na manhã dessa sexta-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus.

A prefeita Helena Hermany esteve presente. Para ela, as crianças podem exercer um papel fundamental ao levarem a mensagem sobre a importância da reciclagem para suas casas. “O lixo precisa ser separado. Os resíduos sólidos geram renda para diversas famílias de recicladores e os resíduos orgânicos podem ser aproveitados para composteiras e adubação. A criança motiva os pais, ao transmitir o que aprendeu na escola”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Rodrigo Rabuske propõe a criação do programa câmbio verde

Publicidade

De acordo com o secretário Jaques Eisenberg, a adesão foi expressiva já no início do programa, inspirado em iniciativa realizada em Curitiba. Foram recolhidos 100 litros de óleo e 1,5 mil quilos de resíduos sólidos. “Estamos elaborando novidades para o tratamento de resíduos. Precisamos melhorar a gestão de resíduos e contamos com a população para isso. A educação ambiental é um passo importante para que a gente possa avançar”, destacou.

O projeto terá prosseguimento no dia 19 de novembro com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus e, no dia 10 de dezembro, com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia.

Entenda como funciona

Cada quatro quilos de papel, metal, papelão, vidro ou plástico dão direito a um quilo de alimento, que os alunos levam para casa. Eles podem escolher entre laranja, beterraba, brócolis, batata-doce ou aipim descascado e congelado. Os produtos são adquiridos pela Prefeitura, fornecidos por produtores locais. Os resíduos recolhidos, após a pesagem, são destinados à Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) para venda.

Publicidade

A ideia, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, é que sejam disponibilizados mil quilos de alimentos a cada mês. Também está nos planos estender a proposta para um maior número de escolas e realizar eventos de troca de resíduos por alimentos em praças, com a interação de pais de alunos. No início do próximo ano letivo, os resíduos serão trocados por materiais escolares.

LEIA MAIS: Projeto piloto viabiliza troca de resíduos recicláveis por alimentos

Os produtos são adquiridos pela Prefeitura, fornecidos por produtores locais | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Presídio de Sobradinho une sustentabilidade e ecologia na produção de hortaliças

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.