Os carros de transporte por aplicativo poderão contar com uma nova regra. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que torna obrigatório o videomonitoramento durante a prestação do serviço por este meio.
Segundo o texto aprovado, a medida visa incluir a exigência de câmeras de segurança como diretriz no processo de regulamentação e fiscalização do serviço, a cargo dos municípios e do Distrito Federal. A ação altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).
LEIA TAMBÉM: Casas definitivas devem ser entregues no segundo semestre em Venâncio Aires
Publicidade
Conforme o relator da matéria, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), algumas medidas previstas nos projetos são de difícil execução e têm baixa efetividade, como a exigência da instalação de câmeras nos veículos e a obrigação de o motorista se submeter a reconhecimento facial duas vezes ao dia.
Como solução, Ayres propôs um texto substitutivo ao Projeto de Lei do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que inclui na PNMU diretriz para orientar os municípios a exigir recursos de videomonitoramento que não se limitem apenas às câmeras, mas também a outros meios semelhantes, como celulares, que já são utilizados nos serviços. Assim, aproveita-se o recurso da câmera para registro das viagens.
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Comunicação, e de Constituição, Justiça e Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Publicidade
Com informações da Agência Câmara de Notícias
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade